24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Procon participa de Jornada Nacional do Consumidor Superendividado

Gestoras do Procon participaram do encontro nacional dos órgãos de defesa do consumidor. Foto cedida

O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon/AC) participou, nos dias 25 e 26 de setembro, da Jornada do Consumidor Superendividado, realizada em João Pessoa, na Paraíba.

O evento reuniu representantes de Procons de todo o país para debater os desafios e as boas práticas na execução de políticas públicas voltadas ao tratamento e à prevenção do superendividamento dos consumidores.

Gestoras do Procon participaram do encontro nacional dos órgãos de defesa do consumidor. Foto cedida

A programação foi ampla e incluiu mesas de debate com encaminhamentos para ações efetivas, além de palestras temáticas. Um dos destaques foi a apresentação do jurista Ricardo Morishita Dada, referência nacional em Direito do Consumidor, que abordou a influência das apostas online (bets) no crescimento do superendividamento.

Segundo dados apresentados durante o encontro, mais de 80% das famílias acreanas possuem algum tipo de dívida, incluindo aquelas em situação de inadimplência. Para a diretora administrativa do Procon, Camila Machado, a participação no evento foi estratégica.

Técnicas do órgão consumerista do Acre representaram a gestão estadual. Foto: cedida

“Estar presente nesse tipo de jornada é fundamental para alinhar políticas públicas, compartilhar experiências e fortalecer o trabalho que realizamos no Acre para reduzir o endividamento da população”, afirmou.

Nos últimos anos, o Acre vem registrando avanços no cenário da inadimplência. Em 2022, o estado figurava entre os dez mais endividados do Brasil, segundo o Serasa. Hoje, caiu quatro posições nesse ranking. Essa melhora, de acordo com a chefe do setor de Superendividamento do Procon, Luciene Araújo, é resultado de um esforço conjunto.

Superendividamento foi o tema central dos diálogos institucionais entre os Procons .Foto: cedida

“Essa evolução é fruto dos mutirões de negociação de dívidas, campanhas de educação financeira nas escolas, ações itinerantes, atendimento especializado em nossa sede e do engajamento de outras instituições públicas em prol dos consumidores”, destacou.

Além de prevenir o superendividamento, o Procon busca fortalecer o diálogo entre os órgãos de defesa do consumidor do país. A assessora jurídica do Procon, Amanda Craveiros, reforçou o impacto prático de encontros como o realizado em João Pessoa.

Os atos fiscalizatórios foram objetos de análise no encontro nacional. Foto: cedida

“Essas reuniões nos ajudam a construir estratégias jurídicas mais eficazes para garantir que o consumidor tenha acesso a soluções reais e rápidas para os seus problemas de endividamento”, explicou.

Com os encaminhamentos definidos no evento, o Procon pretende ampliar as ações de orientação, mediação e negociação em todas as regionais do Acre, reforçando a importância do consumo consciente e da busca por soluções antes que a situação financeira se torne insustentável.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Bocalom lança programa para acompanhar obras e evitar desvios públicos 

Marcio Nunes

8 soldados israelenses são mortos em emboscada

Raimundo Souza

MEC repassa R$ 36,8 milhões ao Acre para Programa Escola em Tempo Integral

Jamile Romano

Com recursos do deputado Eduardo Velloso, Ufac abre vagas para mestrado em Xapuri

Marcio Nunes

Casa desaba no bairro Taquari, em Rio Branco; Defesa Civil e Bombeiros atuam no loca

Kevin Souza

Estudantes do Calafate apresentam trabalhos de literatura e cultura em projeto Reconquistando Palavras

Redacao