22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Estudantes do Calafate apresentam trabalhos de literatura e cultura em projeto Reconquistando Palavras

Publicado em 26/09/2025

Estudantes da Escola Henrique Lima, localizada no bairro Calafate, em Rio Branco, apresentaram nesta sexta-feira, 26, os resultados do projeto Reconquistando Palavras, que ao longo de 40 horas promoveu atividades de leitura, escrita e pesquisa literária. As apresentações reuniram temas como Romantismo, cultura indígena e personalidades acreanas, aproximando os jovens da riqueza cultural e histórica do estado e do mundo todo.

Culminância do projeto foi realizada nesta sexta-feira, 26. Foto: Mardilson Gomes/SEE

O gestor da escola, Roberval de Lima, destacou os desafios e as conquistas da iniciativa. “Foi um projeto interessante e desafiador, principalmente por envolver os alunos no contraturno. Nosso objetivo era estimular o hábito da leitura, que é fundamental. Não conseguimos viver sem literatura e bons livros”, disse.

Entre os trabalhos apresentados, a valorização das personalidades acreanas chamou a atenção. A estudante Wiuana Rodrigues pesquisou sobre o jornalista Armando Nogueira.

Para Wiuana e Emanueli, o trabalho colaborou para a ampliação do conhecimento da história local. Foto: Mardilson Gomes/SEE

“Achei muito interessante, porque descobri coisas que não sabia. Muitos colegas também não conheciam personalidades do nosso estado. Esse tipo de trabalho inspira a gente a buscar mais conhecimento e valorizar quem fez história no Acre”, observou.

A colega Emanueli Araújo reforçou a importância da experiência. “Aprendemos sobre como o Acre é visto e sobre a relevância de personalidades que influenciaram o esporte, a cultura e até a política nacional. Isso mostra que nosso estado tem muito a contribuir e inspira a gente a sonhar com o futuro”, afirmou.

Pesquisas sobre Romantismo, cultura indígena e personalidades do Acre marcaram a culminância do projeto. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Já a estudante Daniely da Silva abordou a temática do Romantismo. “Estudar esse movimento literário faz a gente entender mais sobre a literatura brasileira e até se preparar melhor para provas como o Enem. O Romantismo europeu influenciou muito o brasileiro, mas aqui ganhou identidade própria, trazendo temas como o sentimentalismo, a abolição da escravidão e a construção do nacionalismo”, explicou.

Representantes da Academia Acreana de Letras prestigiaram o evento e elogiaram o empenho dos alunos. Foto: Mardilson Gomes/SEE

O evento contou também com a presença de membros da Academia Acreana de Letras. “A literatura é o caminho para o conhecimento. Ver esses jovens debatendo cultura e apresentando seus trabalhos mostra que a educação está avançando. A escola, quando insere a sociedade em seu ambiente, faz crescer todo mundo. A educação é a estrela-d’alva da cultura”, destacou o presidente da instituição, Adalberto Queiroz.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Máquinas compradas com emendas abriram estrada com desmate ilegal

Raimundo Souza

Após ‘recuo tático’, oposição se movimenta para seguir com cerco no Congresso

Raimundo Souza

Acre assina acordo histórico para preservação das florestas

Marcio Nunes

Membros da governança reforçam importância da participação social na construção das políticas ambientais do Sisa

Raimundo Souza

Prefeitura intensifica campanhas contra assédio e ações de proteção a crianças e adolescentes durante o carnaval

Jamile Romano

Corpos são achados em telhados, e número de mortos em incêndio em Hong Kong sobe para 146

Raimundo Souza