25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Festival da Macaxeira e Agronegócio: Uma celebração da cultura local e do agro acreano

Nos dias 3, 4 e 5 de outubro, o Horto Florestal de Rio Branco será o palco da segunda edição do Festival da Macaxeira e Agronegócio. Em entrevista ao programa Patrulha Cidade, apresentado pelo jornalista Senildo Melo, a presidente da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Rio Branco (Acisa), Patrícia Dossa, detalhou os preparativos para o evento, que promete agitar o fim de semana com uma rica programação voltada à cultura local, gastronomia e fortalecimento do agronegócio regional.

O evento já faz parte do calendário cultural rio-branquense, e neste ano será realizado no Horto Florestal. Com o novo local escolhido, a expectativa é que o evento se torne ainda mais atrativo e seguro para o público, com uma infraestrutura melhor adaptada.

O Festival da Macaxeira contará com uma programação diversificada para toda a família. Na sexta-feira (3), a festa começa às 17h com a final do Concurso de Música Gospel, que promete animar os visitantes com apresentações locais. Além disso, no mesmo dia, será realizada a escolha da Garota da Produção, uma competição voltada para garotas de colônias, fazendas e localidades do interior, celebrando a cultura local.

No sábado (4), o festival traz uma tarde inteira de música, diversão e atrações para as crianças. À noite, a etapa municipal da escolha da Miss Universo Rio Branco será um dos pontos altos, com a vencedora representando a cidade no concurso estadual. Já no domingo (5), o festival encerra com mais música e a disputa do melhor prato típico feito com macaxeira, além da apresentação da maior macaxeira cultivada na região e o sorteio de uma moto POP 110I ES 2025/2026, patrocinada pela Star Motos. Todo visitante que participar do festival, ganhará um cupom para concorrer a essa moto.

Apostando na cultura local

A grande novidade deste ano é a decisão de priorizar atrações locais em vez de contratar artistas nacionais, uma sugestão do prefeito Tião Bocalom. A presidente da Acisa explicou que a medida visa valorizar os talentos locais e promover um evento mais intimista e familiar, com um gasto mais controlado, sem comprometer o orçamento público. “Queremos que o dinheiro circule na nossa cidade, valorizando os nossos artistas e produtores”, afirmou Patrícia Dossa.

Além disso, o festival trará uma programação voltada para o agronegócio, com palestras sobre o cultivo de macaxeira, café, milho e cacau. A iniciativa é uma forma de integrar a festa com a capacitação e o aprendizado para agricultores locais, promovendo a troca de experiências sobre a produção agrícola.

Segurança e infraestrutura no Horto Florestal

A segurança é uma das grandes preocupações dos organizadores. Patrícia Dossa destacou que o Horto Florestal passou por melhorias, com a instalação de 36 câmeras de segurança para garantir a tranquilidade dos participantes. Além disso, a área será reforçada com segurança privada e ajustes no tráfego para facilitar o estacionamento, já que a região conta com um grande fluxo de pessoas nos fins de semana.

A organização também pensou em formas alternativas para o estacionamento, incluindo terrenos baldios e as vias transversais do Horto, que serão abertas para facilitar o acesso de veículos ao evento.

Economia Solidária: inclusão e oportunidades para todos

A inclusão de grupos da economia solidária é outro destaque do Festival da Macaxeira. Patrícia revelou que, após a reforma do Calçadão do Novo Mercado Velho, esses grupos ganharam um espaço dedicado ao lado da Biblioteca Pública, e agora terão um local específico dentro do evento para apresentar seus produtos.

“Queremos que todos os movimentos tenham a oportunidade de participar de forma democrática, sem sorteios, e com a maior liberdade de exposição”, disse.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Segurança Pública realiza curso de investigação de homicídios em Rio Branco

Jamile Romano

Paratleta Wendel Barbosa assume Secretaria de Esporte de Rio Branco com promessa de transformação

Jamile Romano

Soluções do Sebrae no Acre atendem comunicadores do estado

Marcio Nunes

Governo sedia evento regional sobre Cooperação Jurídica Internacional em parceria com o Ministério da Justiça

Marcio Nunes

Detran convoca selecionados no programa CNH Social 2024 modalidade estudantil

Jamile Romano

Capacitação une teoria e prática sobre gestão de recursos hídricos e recuperação de áreas de proteção

Redacao