23.6 C
Rio Branco
quarta-feira, 15 de julho de 2026
O RIO BRANCO
BrasilGeral

STF aprova ata do julgamento de Bolsonaro

Publicado em 23/09/2025

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou nesta terça-feira (23) a ata da sessão do julgamento que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete réus da trama golpista.

Com a aprovação do documento, começa a contar o prazo de até 60 dias para publicação do acórdão, documento que contém os votos que foram proferidos pelos ministros.

A aprovação da ata é uma medida de praxe e ocorre na sessão posterior à realização de qualquer julgamento. A última sessão presencial do colegiado ocorreu no dia 11 de setembro, quando foram definidas as penas de Bolsonaro e dos demais condenados.

Após a publicação do acórdão, as defesas dos réus terão cinco dias para apresentar os chamados embargos de declaração, recurso que tem objetivo de esclarecer omissões e contradições no texto final do julgamento.

Em geral, esse tipo de recurso não tem poder para rever o resultado e costuma ser rejeitado.

A previsão é de que os recursos possam ser julgado pela própria turma entre os meses de novembro e dezembro.

Como o placar da votação foi de 4 votos a 1 pelas condenações, os acusados não terão direito a levar o caso para o plenário.

Para conseguir que o caso fosse julgado novamente pelo pleno, os acusados precisavam obter pelo menos dois votos pela absolvição, ou seja, placar mínimo de 3 votos a 2. Nesse caso, os embargos infringentes poderiam ser protocolados contra a decisão.

No dia 11 de setembro, a Primeira Turma do Supremo condenou o ex-presidente e seus aliados a penas que variam entre 16 e 27 anos de prisão em regime fechado.

[AGÊNCIA BRASIL]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Deputados do Acre se dividem em votação sobre regulamentação de serviços de streaming no Brasil

Kevin Souza

Governo do Acre realizou 20 cirurgias complexas de joelho esta semana no Hospital do Juruá

Raimundo Souza

Nova lei amplia acesso a terapias e vacinas contra o câncer no SUS

Antonio Muniz

Avião pega fogo após pouso forçado no Canadá; vídeo mostra momento

Raimundo Souza

Agendas dos candidatos a prefeitos de Rio Branco do dia 20 de agosto

Raimundo Souza

Elevado da AABB deve ser entregue em dezembro, no aniversário de 143 anos de Rio Branco

Raimundo Souza