25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Inmet emite alerta laranja para o Acre com risco de tempestades e ventos de até 100 km/h

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois avisos de risco para o estado do Acre nesta terça-feira, 23 de setembro. Um dos alertas é de nível amarelo e o outro de nível laranja, ambos relacionados à ocorrência de chuvas intensas. A previsão é de que os efeitos durem até a manhã de quarta-feira, 24.

As temperaturas no estado devem oscilar entre 22°C e 35°C, com níveis de umidade que podem variar de 50% a 95%. O alerta amarelo prevê ventos com velocidades entre 40 km/h e 60 km/h, enquanto o alerta laranja aponta para rajadas mais fortes, que podem alcançar até 100 km/h. Em relação ao volume de chuva, o aviso amarelo indica precipitações de 20 mm/h a 30 mm/h, podendo atingir 50 mm no total. Já no caso do alerta laranja, os volumes podem variar de 30 mm/h a 60 mm/h, com acumulados de até 100 mm.

Em situações de ventania, as autoridades recomendam evitar permanecer perto de árvores, devido ao risco de quedas e descargas elétricas. Também é aconselhável manter distância de torres de energia e placas de publicidade, pois podem representar perigo em caso de colapso. Além disso, é preferível desligar aparelhos eletrônicos durante as tempestades.

Diante da previsão de tempo severo, a Energisa, empresa responsável pela distribuição de energia no Acre, divulgou um comunicado informando que já colocou em prática seu plano de contingência. A concessionária afirmou que equipes estão de prontidão para lidar com qualquer emergência que possa surgir em função do mau tempo.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Prefeitura de Rio Branco realiza seminário para promover ambientes de trabalho saudáveis e respeitosos

Marcio Nunes

Prefeitura esclarece dúvidas sobre emissão de carnês do IPTU e anuncia mudanças no imposto para 2025

Marcio Nunes

Festival Atsa Puyanawa exalta cultura, espiritualidade e resistência indígena em Mâncio Lima

Raimundo Souza

Navio-hospital da Marinha do Brasil chega em Cruzeiro do Sul para atender até 10 mil moradores de áreas isoladas

Raimundo Souza

Com tumor raro na mandíbula, paciente tem qualidade de vida restaurada após cirurgia bucomaxilofacial na Fundhacre

Jamile Romano

O X da Questão de domingo (23/11): Ponte da Sibéria, Eleição MP e Reconciliação Nacional em Destaque!

Raimundo Souza