26.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Grupos organizados da sociedade civil se reúnem em Rio Branco em protesto contra a ‘PEC da Blindagem’

Publicado em 21/09/2025

Imagem: Reprodução do Instagram da ex-deputada Perpétua Almeida

Cidadãos se reuniram na tarde de hoje, domingo, 21, em uma manifestação pacífica em Rio Branco, capital do Acre, para protestar contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) apelidada de ‘PEC da Blindagem’. O ato, que concentrou dezenas de pessoas, teve como principal objetivo expressar a indignação popular e exigir a retirada da proposta de tramitação.

A manifestação, que começou por volta das 16h no Lago do Amor, contou com a presença de diversos grupos da sociedade civil organizada, ativistas e cidadãos.

Foto: Contilnet

O vereador André Kamai, um dos organizadores da mobilização, destacou que a proposta representa um risco para a democracia brasileira e para a credibilidade das instituições.

“É fundamental que a gente não aceite que o Congresso Nacional tente criar um grupo de pessoas imunes à lei. É isso que o Congresso está tentando fazer. Justamente no momento onde a gente está descobrindo líderes partidários com compras esquisitas de jatinho, emendas secretas. E no momento onde a gente tem a condenação dos mandantes da tentativa de golpe que a gente sofreu nesse período anterior no Brasil. Então é a hora do Brasil manter a sua soberania, manter a sua democracia e passa pela democracia também as instituições de justiça. E é isso que a gente está lutando, para que a gente não tenha anistia para quem tentou dar um golpe no Brasil e para a gente não gerar também um grupo de pessoas que possa se permitir cometer crimes, contra inclusive o povo brasileiro”, disse ao Contilnet.

De acordo com o Contilnet, Valéria Santana, coordenadora estadual do Movimento Negro Unificado e uma das primeiras pessoas a chegar no ato, a manifestação nasceu a partir das últimas votações da PEC da Blindagem. Ela destacou também que outras pautas importantes que estão aguardando posicionamento do Congresso foram esquecidas.

“A gente está reunindo a diversidade de movimentos populares, assim como também tem movimentos políticos que se indignaram diante dessa cara de pau do Congresso em passar tudo isso assim a ‘toque de caixa’ sem considerar as urgências que são as pautas sociais que já estão lá há muito tempo como a PEC da reparação, por exemplo, para a população negra. Assim como tem muitas outras coisas que poderiam ser passadas como urgentes como o fim da escala 6 por 1. Enfim, existe uma série de pautas que são realmente urgentes para o povo e eles decidiram se blindar, eles votaram em favor próprio”, pontuou.

A ‘PEC da Blindagem’ é o nome dado à PEC que visa alterar a Constituição do Estado para restringir o poder do Ministério Público de investigar membros do Judiciário e do próprio MP. Segundo os críticos, a proposta cria um “mecanismo de blindagem”, dificultando a responsabilização de autoridades por atos ilícitos e minando a independência das instituições de controle.

Galeria fotos: Reprodução do Instagram do PT Acre

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Eleições 2024: votos chegam seguros até a totalização e a divulgação dos resultados

Raimundo Souza

Feira natalina de economia solidária permanece no Horto florestal até 31 de dezembro

Jamile Romano

Bruno Mores celebra 60 anos de “legado e conquistas” do Partido Progressista (PP)

Raimundo Souza

MPAC propõe transformar terrenos baldios em hortas comunitárias

Jamile Romano

Deputados tratam com MPF suspensão do embargo na estrada de Porto Walter

Jamile Romano

Mexicanos devem eleger primeira mulher presidente neste domingo

Raimundo Souza