25.9 C
Rio Branco
quarta-feira, 15 de julho de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Empresa varejista do Acre é condenada a indenizar cliente exposto em vídeo nas redes sociais

Publicado em 19/09/2025

A Justiça do Acre manteve a condenação de uma empresa varejista que publicou, sem autorização, um vídeo contendo a imagem, a voz e trechos de uma conversa com um cliente. O conteúdo foi divulgado nas redes sociais da empresa e, segundo o processo, apresentava um tom depreciativo. A 1ª Turma Recursal do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) decidiu, de forma unânime, pela manutenção da indenização de R$ 5 mil por danos morais ao consumidor.

A comprovação da irregularidade se deu por meio de prints da publicação, registro de ocorrência e depoimentos incluídos no processo. O juiz de Direito Danniel Bomfim, relator do caso, afirmou que a liberdade de expressão não pode ser usada como justificativa para ferir direitos fundamentais, como a honra e a imagem de uma pessoa.

O magistrado ainda ressaltou que existem meios legais e apropriados para empresas se defenderem ou se posicionarem diante de conflitos com clientes, como o Procon ou o próprio Poder Judiciário — e não por meio da exposição pública nas redes sociais.

O colegiado reiterou que a prática de divulgar conteúdo envolvendo consumidores, sem o consentimento deles, viola o artigo 186 do Código Civil e configura responsabilidade civil, cabendo indenização.

A decisão foi publicada na edição nº 7.862 do Diário da Justiça, na última quinta-feira, dia 18.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

CCJ aprova Pec das drogas e texto avança no senado em reação ao STF

Marcio Nunes

Com 50% da população composta por mulheres, governo fortalece ações para proteger e resguardar direitos do público feminino

Jamile Romano

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 8 milhões

Kevin Souza

Sepultamento de Betão será realizado no cemitério Morada da Paz, em Rio Branco

Kevin Souza

STF e PGR preveem dilema se delação de Vorcaro implicar Toffoli e Moraes

Raimundo Souza

Bittar confirma vinda de Nicolas Ferreira ao Acre no início de outubro 

Marcio Nunes