23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Delegação acreana participa da 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial em Brasília

Publicado em 19/09/2025


O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), e o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Coepir) acompanham a delegação acreana na 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, realizada em Brasília, de 15 a 19 de setembro.

A comitiva é composta por 25 representantes do estado, que ao longo desta semana participam de debates, avaliações e deliberações voltadas ao fortalecimento das políticas públicas de igualdade racial.

Acreanos participam da conferência nacional. Foto: cedida.

A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos e vice-governadora, Mailza Assis, destacou a importância da presença da delegação acreana no evento. Mesmo ausente na conferência, ela manifestou satisfação em ver o Acre representado em um espaço de diálogo nacional, que reafirma o compromisso do governo com políticas públicas de direitos humanos voltadas à inclusão, à justiça social e à valorização da diversidade.

A diretora de Direitos Humanos, Joelma Pontes, ressaltou a alegria de participar da abertura da 5ª Conapir, destacando que se trata de um espaço essencial de diálogo e construção de políticas públicas para a promoção da igualdade racial.

“Nosso compromisso é fortalecer os conselhos de direitos e garantir a efetiva realização das conferências, instrumentos fundamentais da participação social. Agradeço ao nosso governador e à secretária de Assistência Social e Direitos Humanos e vice-governadora, Mailza Assis, pelo apoio e incentivo a essa construção coletiva. É graças ao engajamento governamental e social que avançamos na promoção da cidadania, da igualdade e da dignidade para todas as pessoas”, afirmou.

Diretora da SEASDH e participante que representa as mulheres negras do Acre. Foto: cedida

A participante da delegação acreana e coordenadora administrativa da Associação de Mulheres Negras do Acre e seus Apoiadores, Almerinda Cunha, ressaltou a relevância do encontro:

“A participação do Acre na 5ª Conapir está sendo significativa. Trouxemos representantes de cinco municípios e, pela primeira vez, tivemos a oportunidade de acompanhar essa discussão com presença municipal para levar o debate de volta às comunidades. Estamos discutindo a reparação do povo negro, a PEC 27 e formas de propor políticas públicas que enfrentem o genocídio da população negra, a miséria, a exclusão, além de garantir políticas para os quilombos e para todos os povos historicamente excluídos”, disse.

Representantes de cinco municípios marcam presença no evento, com o objetivo de fortalecer as políticas públicas no estado e ampliar os conhecimentos a serem aplicados no Acre.

[AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO ACRE]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Petecão defende junto ao ministro Waldes Góes, da Integração Regional, a implantação de escritório da Sudam no Acre

Marcio Nunes

Cúpula de chefes de Estado do Brics será em julho no Rio de Janeiro

Raimundo Souza

Na edição de 50 anos, governo do Acre garante estrutura histórica da Expoacre

Marcio Nunes

Operação Lei Seca autua 148 motoristas por embriaguez durante a Expoacre 2025

Kevin Souza

Avião supera ônibus como segundo meio mais comum de viagens pessoais

Redacao

Governador anuncia convocação de mais de 2,6 mil servidores aprovados no maior concurso da Educação a partir de dezembro

Marcio Nunes