
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) lança neste sábado (20) o Defesa Civil Alerta, sistema que começa a operar inicialmente em Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Brasiléia e Jordão. A ferramenta, desenvolvida pelo Governo Federal, envia mensagens de emergência diretamente para celulares, sem necessidade de cadastro, e tem como objetivo ampliar a comunicação em situações de risco iminente.
Segundo Ricardo Branco, coordenador de Alerta e Inovação do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD), o sistema funcionará em aparelhos fabricados a partir de 2020 e homologados pela Anatel, conectados às redes 4G ou 5G. “Sempre que a Defesa Civil Estadual identificar um risco, será possível disparar o aviso para todos os celulares da região. A mensagem aparece como um pop-up na tela, interrompe o que a pessoa estiver fazendo, emite som mesmo em modo silencioso e só exige que se clique em ‘OK’”, explicou.
Apesar da inovação, o coordenador reforçou que o mecanismo é um complemento, e não substitui outros canais de comunicação, como rádio e televisão, principalmente em áreas onde o sinal de celular é instável.
O sistema foi projetado para ser simultâneo em todo o país e pode enviar alertas sobre diferentes tipos de desastres, como chuvas intensas, deslizamentos, incêndios florestais e alagamentos. Ele também não coleta dados pessoais nem permite interação além do simples reconhecimento do aviso.
No Acre, a operação será coordenada pela Defesa Civil Estadual, sob a responsabilidade do Coronel Carlos Batista. O centro de monitoramento fica na sede da instituição, ao lado do Corpo de Bombeiros, em Rio Branco. De acordo com Batista, o envio seguirá protocolos de análise e autorização após a confirmação de riscos por órgãos de monitoramento.

