22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Campus Rio Branco é a segunda melhor escola pública do estado no Enem 2024

Publicado em 16/09/2025

O Instituto Federal do Acre (Ifac) através do campus Rio Branco alcançou um marco importante na educação pública do estado ao conquistar o segundo lugar no ranking das escolas públicas do Acre no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Os dados são de um levantamento realizado pela empresa AIO Educação.

Com uma média geral de 575,2 pontos, o campus não só garantiu a vice-liderança entre as escolas públicas, mas também obteve a 9ª colocação no ranking geral do estado, que inclui instituições públicas e privadas. Ao todo, 126 estudantes do Ifac participaram do exame.

A diferença para o primeiro colocado entre as escolas públicas foi de apenas 14,2 pontos. No entanto, quando analisadas as médias específicas das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e da Redação, o campus Rio Branco assumiu a liderança estadual entre as instituições públicas, um indicativo do alto nível de preparação dos alunos e do corpo docente.

O desempenho do Ifac – Com este resultado, o campus Rio Branco reafirma o papel estratégico dos institutos federais na democratização do ensino de excelência. Com um modelo educacional que integra o ensino médio à formação técnica e profissional, a instituição continua a se consolidar como referência na construção de oportunidades e no fortalecimento da educação pública, gratuita e de qualidade no Acre.

Para o diretor-geral do campus, professor Cleilton Sampaio, o resultado é motivo de orgulho e reconhecimento de um trabalho coletivo. “A nota do Enem representa muito para o Instituto Federal do Acre, porque, apesar de sermos uma instituição de educação profissional, nós também focamos no Enem”.

Ele destaca que todos os cursos técnicos ofertados na unidade possuem uma carga horária igual ou maior do que os outros cursos normais de ensino médio. “O que a gente tem de especial é que, além dessa carga horária voltada para o ensino médio, a gente tem uma carga horária também voltada para o técnico. Então a gente forma para o Enem e também para a profissão”.

Conquista coletiva – Cleilton Sampaio destaca que o campus Rio Branco estar em segundo lugar representa muito para a comunidade acadêmica. “Representa que, apesar de ser uma instituição nova, com apenas 15 anos de idade, os nossos professores têm se esforçado muito, junto com uma estrutura consolidada de laboratórios. E tudo isso resultou nessa nota”.

O diretor compartilha a conquista com todos os segmentos do campus. “Esta é uma conquista que pertence a todos nós e, principalmente, para os nossos estudantes, que têm normalmente 18 disciplinas por semestre, disciplinas da área básica e também disciplinas técnicas, voltadas para o foco do curso técnico. Todos nós estamos de parabéns: o corpo docente, por se esforçar e se dedicar, e os nossos alunos, que são muito compromissados”.

(Com informações e fotos do Departamento de Cursos Técnicos Integrados do campus Rio Branco)

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Atuação do Corpo de Bombeiros Militar do Acre durante cheia histórica é destaque em painel na COP29

Raimundo Souza

Em defesa da PC, Afonso Fernandes afirma que há transparência e democracia no governo

Marcio Nunes

Arriba Saia abre o Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas do Arraial Cultural nesta terça

Jamile Romano

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, deu início nesta segunda-feira, 7 de julho, à “Operação Semana Zero”, que marca o início das ações estratégicas de abastecimento emergencial de água potável nas comunidades rurais mais afetadas pela seca. De acordo com o tenente-coronel Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil, esta é a primeira fase da chamada “Operação Estiagem”, que ocorre anualmente durante o período mais crítico de seca no município – entre julho e dezembro. “A Semana Zero funciona como uma fase de testes e ajustes. Durante esta semana inicial, abastecemos as comunidades e identificamos os pontos de melhoria. Assim, nas visitas seguintes, conseguimos atender com mais precisão e eficiência”, explicou. O objetivo da operação é minimizar os impactos da estiagem e evitar o consumo de água imprópria, prevenindo o surgimento de doenças. A ação segue orientação direta do prefeito Tião Bocalom, que determinou o início antecipado da operação este ano, tendo em vista o agravamento da seca no trimestre julho-setembro. A Defesa Civil atenderá aproximadamente 42 comunidades rurais que não possuem acesso à rede regular de abastecimento. Segundo Falcão, o trabalho atinge entre 5 a 6 mil famílias, o que representa um total de 25 a 30 mil pessoas diretamente beneficiadas. “Ampliamos significativamente a abrangência da operação desde 2018. No início da primeira gestão do prefeito Bocalom, o número de comunidades atendidas era bem menor. Hoje conseguimos atender muito mais localidades e com mais frequência, graças ao comprometimento da atual gestão”, destacou o coordenador. Líder comunitário do bairro Jardim Panorama, Armando Santos reconheceu a importância da ação. “Essa iniciativa da Prefeitura de Rio Branco é essencial. A água é uma necessidade básica e o apoio da Defesa Civil tem feito a diferença na vida da nossa comunidade”, afirmou. A operação segue até meados de dezembro, garantindo o abastecimento contínuo e a segurança hídrica das famílias durante todo o período de estiagem.

Jamile Romano

Governo do Acre Avança 197% no Índice de Transparência Pública em 2024

Raimundo Souza

Com modelo de desenvolvimento sustentável do Povo Puyanawa, Acre foi destaque no portal da Organização das Nações Unidas

Jamile Romano