22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Gestores do Acre participam de capacitação técnica para certificação internacional em créditos de carbono florestal

Publicado em 07/03/2024

O governo do Acre, por meio do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC) e da Companhia de Desenvolvimento a Serviços Ambientais (CDSA), dá mais um importante passo para alcançar o padrão de certificação internacional de carbono florestal, ao participar da capacitação técnica promovida pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

Realizada pela WayCarbon, empresa especializada em mudanças globais do clima, gestão de ativos ambientais e no desenvolvimento de estratégias e negócios, a capacitação teve início nesta segunda, 4, e se encerrou na tarde desta quarta-feira, 6, na Embaixada do Reino Unido, em Brasília (DF).

A equipe técnica do Acre foi comandada pelo presidente do IMC, Leonardo Carvalho, e o presidente da CDSA, José Luiz Gondim; acompanhados do chefe de Regulação do IMC, Leonardo Ferreira e do Controle Interno da CDSA, Marcelo Ferreira. Participaram também representantes do Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima.

As oficinas visam qualificar gestores e técnicos dos estados para a implementação do processo metodológico dos níveis estaduais de creditação, visando à habilitação ao padrão ART/Trees, de excelência em créditos de carbono, o que será feito com base na metodologia do Nível de Referência de Emissões Florestais (Frel) Nacional do Brasil. Essa iniciativa é fundamental, pois permitirá a reprodução de dados necessários para o cálculo dos níveis de crédito estaduais.

O presidente do IMC, Leonardo Carvalho, explica que a capacitação irá orientar o corpo técnico do Acre a trabalhar na reprodução de dados necessários para o cálculo dos níveis de crédito estaduais, assim como a viabilização da continuidade para as próximas fases de monitoramento das submissões estaduais.

O presidente da CDSA, José Luiz Gondim, destaca que a capacitação irá contribui para que estados que integram a Amazônia Legal possam cumprir os requisitos necessários para alcançar os padrões de certificação internacionais de alta integridade em créditos de carbono e, então, acessar recursos de fundos climáticos.

As capacitações foram divididas em dois módulos: Processo Metodológico: Dados de Atividade e Fatores de Emissão e Estimativa de Emissões de Carbono. Em novembro do ano passado, gestores acreanos participaram da primeira capacitação sobre mensuração, relatoria e verificação (MRV) em REDD+ Jurisdicional.

Saiba mais

A iniciativa é parte do projeto Destravando e Alavancando o Desenvolvimento de Baixas Emissões na Amazônia (Janela B) da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCFTF). O Pnud fornece apoio técnico aos estados da Amazônia Brasileira em financiamento de REDD+ com a consultoria da WayCarbon, particularmente nas questões de MRV. O projeto é financiado pelo Ministério de Clima e Meio Ambiente da Noruega.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Polícia Civil do Acre prende dois suspeitos de estuprar adolescente de 14 anos em Marechal Thaumaturgo

Jamile Romano

MPAC requisita abertura de inquérito policial para apurar denúncia de estupro contra indígena em presídio

Jamile Romano

Nível do Rio Acre aumenta nesta quarta e se aproxima dos 11 metros na capital

Jamile Romano

Prefeitura e Defesa Civil buscam soluções para abastecimento de água em Rio Branco

Raimundo Souza

Governo revoluciona com lançamento de novo aplicativo que desburocratiza e moderniza acesso a serviços públicos

Marcio Nunes

Criminosos invadem casa e tentam roubar moto no Ramal Novorizonte, em Rio Branco

Kevin Souza