24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Alunas de escola pública participam de instruções de sobrevivência dentro de área ambiental do TJAC

Um dia repleto de atividades práticas em meio à mata da Área de Preservação Permanente (APP) do Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC). Assim foi esta sexta-feira, 12, para 39 alunas da Escola Sebastião Pedrosa, situada no 2º Distrito de Rio Branco. Eles participaram de ações educativas promovidas pelo Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) da PM do Acre.

A ideia, segundo o major Marcelo Barreto, comandante do BPA, é orientar jovens e adolescentes com noções básicas de sobrevivência em situações em meio à floresta, utilizando recursos como o fogo e orientações de geolocalização com GPS. As atividades fazem parte da programação do Batalhão de Policiamento Ambiental em comemoração ao mês da Amazônia.

“A finalidade dessas instruções, que são oficinas desenvolvidas pelos policiais instrutores do BPA, em uma parceria entre a PM e o Tribunal de Justiça, é promover a conscientização ambiental dos jovens e adolescentes e também demonstrar um pouco da nossa dificuldade e expertise nas ações desenvolvidas”, completou o major Barreto.

 

 

Além disso, a equipe ambiental aproveita a atividade para colocar em prática os objetivos estabelecidos pela COP 30, a Conferência do Clima promovida pela ONU, que este ano será realizada no Brasil, em Belém (PA). Assim, trabalhando de forma intersetorial com a educação e também com o Tribunal de Justiça do Acre, por meio da Coordenadoria de Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental (Cosus).

O soldado Silvestre Barbosa foi um dos instrutores das quatro atividades indispensáveis para a sobrevivência em meio à floresta realizadas com os alunos da Escola Sebastião Pedrosa.

“Nossa região é coberta pela floresta Amazônica e em situações diversas,  caso algum cidadão civil venha a se perder. A intenção aqui é passar noções de obtenção de água e fogo, que são de suma importância. A água para hidratação e manter a pessoa viva até que possa ser resgatada. E o fogo é indispensável para manter a temperatura, eventualmente fazer algum alimento, e espantar animais que porventura venham tentar atacá-la”, destacou o policial ambiental Silvestre Barbosa.

 

 

Sustentabilidade

O Poder Judiciário do Acre possui uma série de atividades relacionadas à sustentabilidade. Na semana passada, como parte da programação do Dia da Amazônia, foram plantadas mudas de ipês em frente à sede do Tribunal de Justiça.

A ação faz parte do projeto Plantando o Futuro, que tem como foco colaborar com a preservação ambiental. Essa atividade é uma das presentes no Plano de Logística Sustentável (PLS) do Tribunal de Justiça, realizado pela Coordenadoria de Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental (Cosus).

Ao longo dos próximos cinco anos, devem ser plantadas pelo TJAC 10 mil mudas em todo o estado do Acre. Essas ações também estão alinhadas às resoluções n.º 400/2021 e n.º 594/2024 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que orientam a política de sustentabilidade no âmbito do Judiciário e práticas de descarbonização.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Ifac abre inscrições para cursos gratuitos de inglês e espanhol em Rio Branco

Marcio Nunes

Governador Gladson Cameli reafirma compromisso ambiental e econômico em encontro do Programa REM

Jamile Romano

Estado divulga convocação para investigação criminal e social do cargo de agente de Polícia Penal

Jamile Romano

Governo do Acre realiza colonoscopias pediátricas e avança na redução de filas na saúde

Raimundo Souza

Prefeitura de Rio Branco emite nota de pesar pela morte da ativista cultural Silene Farias

Marcio Nunes

Governo disponibiliza Atendimento Móvel de Urgência durante todas as seis noites de Arraial Cultural

Jamile Romano