22.3 C
Rio Branco
terça-feira, 13 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Governo abre a primeira Semana Cultural Andina com programação de integração entre países vizinhos

Publicado em 13/09/2025

Organizada pelo governo estadual, a primeira Semana Cultural Andina foi oficialmente aberta nesta sexta-feira, 12, no Lago do Amor, em Rio Branco. O evento reúne representantes da Bolívia, do Peru e do Acre e segue até domingo, 14, sempre das 17h às 22h, com programação gratuita que inclui apresentações musicais, comidas típicas e exposições de artesanato, destacando a diversidade cultural da tríplice fronteira.

Governo abre a primeira Semana Cultural Andina com programação de integração entre países vizinhos. Foto: Raylanderson Frota/Secom

A iniciativa é realizada pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), com apoio dos Consulados do Peru e da Bolívia, Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) e diversas secretarias estaduais. Criada pela Lei nº 4.425, de 2024, de autoria do deputado Luiz Gonzaga, a Semana Cultural Andina tem o objetivo de promover a integração cultural, incentivar o intercâmbio artístico e consolidar-se no calendário oficial do estado.

Iniciativa é realizada pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), com apoio dos Consulados do Peru e da Bolívia, Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) e diversas secretarias estaduais. Foto: Raylanderson Frota/Secom

O cônsul-geral do Peru em Rio Branco, Pedro Alberto Rubín esteve presente e destacou a importância de integrar socialmente, economicamente, comercialmente e culturalmente, o Acre aos três com quem faz fronteira: Ucayali e Madre de Dios; para que os três estados atuem de maneira conjunta.

Cônsul-geral do Peru em Rio Branco, Pedro Alberto Rubín. Foto: Raylanderson Frota/Secom

“A cultura de vocês é muito diferente da nossa. Os peruanos podem oferecer produtos que vocês não têm, além do turismo e outros aspectos sociais. Queremos também intercâmbio entre estudantes, por exemplo, para que conheçam a nossa realidade, pois eu acredito que com o sul peruano há uma boa projeção para o futuro, para melhorar, obviamente, o nível de vida das populações”, continuou o cônsul-geral.

Sobre a integração com o departamento de Ucayali, Rubín reconhece que há dificuldades geográficas entre Pucallpa, a capital do departamento de Ucayali, e os municípios do norte do Acre, sobretudo com Feijó e Cruzeiro do Sul: “[Nessa região] a geografia é muito adversa, mas se houver esforço para fazer uma estrada e uma linha ferroviaria, para comunicar os viajantes, acredito que Pucallpa é muito dinâmica, é uma cidade que cresce muito e que pode trazer apenas benefícios para Cruzeiro do Sul. Portanto, acredito que isso vai levar tempo, pois existem rios, reservas naturais; que torna tudo mais complexo, mas está avançando pouco a pouco”, concluiu.

Secretário de Turismo e Empreendedorismo, Marcelo Messias. Foto: Raylanderson Frota/Secom

Segundo o secretário de Turismo e Empreendedorismo, Marcelo Messias, o Acre está no caminho de estreitar cada vez mais os laços com os países vizinhos. “Os nossos vizinhos são extremamente importantes para essa relação que o Acre mantém com a Bolívia e o Peru. Essa feira vem justamente fortalecer esse convívio, já que o Acre sempre é convidado a participar de eventos nesses países. Nada mais justo que agora sejamos nós a recepcionar os nossos hermanos aqui”, afirmou.

O secretário ainda expressou as expectativas sobre o evento: “Tenho certeza de que serão três dias muito positivos, trazendo para a população um pouco da cultura, da gastronomia e do turismo dos nossos vizinhos”, concluiu.

Coordenador da Casa Civil, Ítalo Medeiros. Foto: Raylanderson Frota/Secom

“A integração é fundamental, e este evento é um exemplo disso. Seja por meio de obras de infraestrutura ou de iniciativas de participação como esta, buscamos sempre aproximar cada vez mais o Acre dos países vizinhos. Havia o interesse dos consulados em promover essa feira, esse encontro, e agora ele se concretiza”, ressaltou o coordenador da Casa Civil, Ítalo Medeiros, destacando que o evento representa mais um passo no esforço de integração regional.

Culinária andina é destaque do evento. Foto: Raylanderson Frota/Secom

A Assembleia Legislativa do Acre também destacou a relevância do momento. “Esta é a primeira de muitas edições que virão. Aproveitem a culinária, a cultura e o artesanato que estão sendo apresentados. Quero parabenizar toda a equipe do governo, em especial os responsáveis por tornar este evento possível”, disse um dos representantes do parlamento estadual.

Titular da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), Assurbanípal Mesquita. Foto: Raylanderson Frota/Secom

O titular da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), Assurbanípal Mesquita, esteve presente e ressaltou o caráter simbólico da celebração: “Essa foi uma iniciativa aprovada com apoio da Assembleia e do governo, na pessoa do governador Gladson Camelí, para homenagear a relação do Acre com a cultura andina. O estado tem buscado fortalecer essa integração, especialmente com Bolívia e Peru. Este evento existe justamente para celebrar essa aproximação e homenagear o Acre, a Assembleia Legislativa, a cultura indígena e os países vizinhos”, destacou.

Evento segue até domingo, 14, sempre das 17h às 22h. Foto: Raylanderson Frota/Secom

A expectativa é que a Semana Cultural Andina se consolide como espaço anual de intercâmbio, ampliando a visibilidade das manifestações artísticas e aproximando ainda mais os povos que compartilham a fronteira amazônica.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Vice-governadora Mailza Assis: Juntos pelo Acre em Ação

Raimundo Souza

Começa nesta segunda a 16ª COP da Biodiversidade na Colômbia

Raimundo Souza

Saúde do Acre faz história com primeiro transplante de tecido ósseo realizado no estado

Marcio Nunes

Governo do Acre participa da capacitação de 900 profissionais durante Caravana do Desenvolvimento

Redacao

Governo do Acre participa da 5ª Reunião Ordinária da Comissão Nacional para REDD+, em Brasília

Marcio Nunes

Cerol Mata! Veja o vídeo

Raimundo Souza