22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
BrasilGeral

Advogado de Bolsonaro diz que Fux acolheu tese da defesa

Publicado em 11/09/2025

O advogado Celso Vilardi (foto), que integra a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro no julgamento sobre a trama golpista, avaliou nesta quarta-feira (10) que o voto do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, acolheu os argumentos da defesa. 

O ministro votou pela absolvição do ex-presidente Jair Bolsonaro por todos os crimes apontados pela acusação da Procuradoria-Geral da República (PGR). O órgão queria a condenação do ex-presidente pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.

Para Vilardi, o voto do ministro foi “absolutamente técnico” e abordou as provas de forma exaustiva. Ele ressaltou que “acolheu a íntegra da tese da defesa”.

Fux entendeu que os atos praticados por Bolsonaro, quando ele estava na Presidência da República, não podem ser entendidos como crimes. Segundo o ministro, Bolsonaro apenas cogitou medidas e “não aconteceu nada”.

O ministro acolheu ainda a alegação de cerceamento de defesa apresentada pelos advogados dos réus da ação penal e votou pela anulação do processo.

Apesar do entendimento do ministro, o placar pela condenação de Bolsonaro está 2 votos a 1. Os votos pela condenação foram proferidos ontem pelos ministros Alexandre de Moraes, relator da ação penal, e Flávio Dino.

O julgamento será retomado nesta quinta-feira (11), às 14h. Faltam os votos da ministra Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.

[AGÊNCIA BRASIL]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Conheça o programa secreto de Israel que pode ter 90 bombas atômicas

Raimundo Souza

Governo Lula tem um grande problema nas mãos para revitalizar Correios depois de “enterrar” ideia de privatização

Raimundo Souza

Divulgados os gabaritos das provas do Concurso Nacional Unificado. Confira

Redacao

Casos confirmados de intoxicação por metanol chegam a 59 no país

Raimundo Souza

Ibama aplica R$ 13 milhões em multas e bloqueia créditos florestais ilegais no Acre

Redacao

Boletos podem ser pagos por Pix a partir desta segunda-feira

Raimundo Souza