28.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 27 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Greve de motoristas de ônibus pode ser retomada na sexta caso subsídio não seja aprovado

Publicado em 10/09/2025

Os motoristas de ônibus de Rio Branco podem voltar a cruzar os braços na próxima sexta-feira, dia 12, caso o projeto de reajuste do subsídio ao transporte público não seja aprovado pela Câmara Municipal até a sessão marcada para quinta-feira, 11. A informação foi confirmada por Antônio Neto, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte de Passageiros e Cargas do Estado do Acre.

De acordo com Neto, a empresa que opera o sistema de transporte coletivo condiciona a concessão de reajuste salarial à categoria à liberação dos recursos por parte da prefeitura. A votação do projeto na Câmara é, portanto, vista como decisiva para evitar uma nova paralisação.

“A empresa deixou claro que só poderá aplicar o aumento salarial caso o subsídio seja reajustado. Se até amanhã o projeto não for aprovado, vamos nos reunir novamente com a diretoria do sindicato e a empresa. Persistindo esse impasse, vamos parar as atividades na sexta-feira”, afirmou Neto em entrevista à imprensa.

A categoria reivindica um aumento de 7% nos salários e uma correção de 10% no auxílio-alimentação. Mais de 400 trabalhadores seriam beneficiados com as mudanças. O sindicato chegou a anunciar uma greve no dia 9, mas decidiu suspender a mobilização temporariamente após negociações com a gestão municipal. No entanto, o indicativo de paralisação continua válido, dependendo do resultado da votação no legislativo.

Neto reforçou que os trabalhadores estão aguardando a resolução entre a prefeitura e a empresa responsável pelo transporte. “O subsídio é uma questão entre o poder público e a concessionária. Nós estamos apenas esperando que a definição aconteça para que nossos direitos sejam respeitados”, concluiu.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Para Ministros, limpeza de igarapés e socorro aos desabrigados são ações fundamentais realizadas pela prefeitura

Marcio Nunes

Governo apresenta programação da Expoacre à Federação do Comércio de Pando em evento oficial em Cobija

Jamile Romano

Vacina contra vírus da bronquiolite chega ao SUS em novembro

Kevin Souza

A vice-governadora Mailza Assis comemorou a chegada de 2025 em Cruzeiro do Sul, veja o vídeo

Raimundo Souza

Expoacre Juruá abre chamamento para empresas de diversos setores

Jamile Romano

OCA registra cerca de 100 mil atendimentos realizados em janeiro

Jamile Romano