24.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Governo e Prefeitura unem forças para acolher famílias atingidas pela cheia em Tarauacá

Atualizada em 05/03/2024 17:37

Durante momentos de estado de emergência, como o atual enfrentado pelo Acre, abrigos como os geridos pela união entre o governo do Estado e a Prefeitura de Tarauacá são essenciais para a proteção das pessoas em vulnerabilidade social no município, provendo locais seguros, com alimentação e uma estrutura mínima para a garantia de dignidade durante o momento de dificuldade.

No auge da enchente, Tarauacá encontrou-se 85% afetada pelas águas dos rios Muru e Tarauacá, com o nível da água marcando 11m, frente a uma cota de transbordamento de 9,50m. A população atingida contabiliza por volta de 23 mil pessoas, nos bairros Avelino Leal, Centro, Senador Pompeu, Triângulo, Cohab, Luiz Madeiro, Bairro das Flores e Ipepaconha,  com 2.500 moradores deslocados para a casa de parentes e amigos.

Para melhor atender os moradores afetados e sem uma alternativa de moradia temporária, a prefeitura, em comunhão com o governo do Acre, estabeleceu abrigos em cinco instituições de ensino do município. São eles:

  • Escola Estadual João Ribeiro, com 154 pessoas;
  • Escola Cívico-Militar Plácido de Castro, com 80 pessoas;
  • Escola Dr. Djalma da Cunha Batista, com 189 pessoas;
  • Escola Municipal Almirante Barroso, com 35 pessoas;
  • Instituto São José, com 28 idosos do Lar Novo Hamburgo.
  • Cada abrigo é coordenado por um profissional da Secretaria Municipal de Promoção Social de Tarauacá, os quais respondem diretamente à titular da pasta, Camila Figueiredo. Ela assegura: “Nos preocupamos com essas pessoas que se encontram vulneráveis e buscamos atender da melhor maneira. Fazemos esse trabalho com o conhecimento das demais enchentes enfrentadas, principalmente em relação aos abrigos”.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Bocalom entrega veículos ao Saerb com recursos de emenda parlamentar

Marcio Nunes

No Dia Internacional da Mulher Indígena e da Amazônia, Semulher lança Cartilha Lei Maria da Penha traduzida nas línguas Manchineri e Huni Kuin

Raimundo Souza

Parceria entre governo do Estado e Conab assegura inclusão de agricultores indígenas no Programa de Aquisição de Alimentos

Jamile Romano

Operação da PF apura irregularidades em processo licitatório para o fornecimento de medicamentos no Acre

Jamile Romano

Nota Premiada Acreana sorteia mais de R$ 260 mil para cidadãos e entidades sociais nesta quarta

Jamile Romano

Aos 80 anos, Difusora Acreana celebra trajetória de informação, entretenimento e trabalho social: ‘É o coração do nosso estado’

Raimundo Souza