A Prefeitura de Rio Branco está construindo uma central de geração de energia elétrica a partir da luz do sol, com o objetivo de reduzir os gastos com eletricidade nas repartições públicas. A unidade contará com painéis solares, também chamados de módulos fotovoltaicos, capazes de transformar a luz solar diretamente em energia elétrica.
Segundo Paulo Henrique Araujo, secretário adjunto da Seinfra este é um empreendimento muito importante. “Ele visa gerar energia suficiente para reduzir mensalmente os custos da prefeitura, principalmente nos prédios públicos. Inicialmente, está prevista a geração de 1,8 megawatts, o que permitirá reduzir a despesa com eletricidade e redirecionar recursos para outras obras prioritárias, conforme planejado pelo prefeito”, informou.
Entusiasmado com o projeto, o prefeito Tião Bocalom ressaltou que a iniciativa representa um avanço em tecnologia e sustentabilidade. “Isso aqui é o verdadeiro desenvolvimento sustentável. São dois hectares e meio de placas solares que gerarão 1,8 megawatts, economizando para a prefeitura. Além dessa unidade de produção de energia solar, também vamos utilizar 40 hectares comprados pela prefeitura para o aterro de inertes”, destacou o prefeito.
A usina fotovoltaica está localizada na Estrada do Calafate e ocupará uma área de 3 hectares, com 3.200 placas solares. O investimento total é de R$ 14 milhões, provenientes de um consórcio e de recursos próprios do município.
[Assessoria]

