25.3 C
Rio Branco
terça-feira, 25 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Idaf inicia campanha mundial de prevenção e controle da raiva em herbívoros no Acre

Em alusão ao Dia Mundial de Combate à Raiva, celebrado em 28 de setembro, o governo do Estado do Acre, por meio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), lançou uma campanha estadual voltada à prevenção e controle da raiva em herbívoros. A iniciativa contempla ações educativas e técnicas voltadas à conscientização de produtores rurais e profissionais do setor agropecuário.

A campanha integra o Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros (PECRH), que atua de forma contínua e estratégica no combate à doença. Entre as principais ações previstas estão a vacinação obrigatória de bovinos e equídeos em áreas de risco, a educação sanitária no meio rural e a realização da Caravana da Raiva e Brucelose, que percorrerá os municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves.

Durante todo o mês, serão realizadas ações educativas com produtores rurais. Foto: Fabiana Matos/Idaf

A coordenadora do Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros (PECRH ) do Idaf, Maria do Carmo Portela, reforça que o trabalho do órgão é focado na prevenção e no monitoramento ativo da doença em todo o estado. “A imunização do rebanho é imprescindível não apenas para resguardar a saúde dos animais, mas também para evitar prejuízos econômicos aos produtores rurais e mitigar os riscos de transmissão da raiva aos seres humanos.

Nosso trabalho é eminentemente preventivo. Por essa razão, médicos veterinários e técnicos do Idaf atuam de maneira contínua, visando impedir a disseminação da doença e preservar a sanidade dos rebanhos no Acre”, destacou.

A raiva em herbívoros é uma zoonose de alta letalidade, causada por um vírus que afeta o sistema nervoso central dos animais. A transmissão ocorre principalmente por meio de mordida de morcegos hematófagos, conhecidos como morcegos-vampiros. Os sintomas incluem alterações comportamentais, salivação excessiva, andar cambaleante, paralisia, e, evolução rápida para óbito. A doença atinge bovinos, equinos, caprinos, ovinos e suínos, gerando impacto econômico significativo ao setor.

A raiva em herbívoros é uma zoonose de alta letalidade, causada por um vírus que afeta o sistema nervoso central dos animais. Foto: Fabiana Matos/Idaf

Durante o mês de setembro, o Idaf intensificará suas ações de educação sanitária, promovendo palestras, distribuição de materiais informativos e o reforço da importância da saúde animal como um dos pilares para a sustentabilidade da agropecuária no estado. A campanha também orienta sobre a notificação obrigatória de casos suspeitos e o papel dos produtores na vigilância ativa da doença.

“Essas medidas de controle dos morcegos são vitais, especialmente em locais estratégicos, como propriedades onde já foram registrados casos de mordidas por morcegos hematófagos. A realização desta caravana no Vale do Juruá serve justamente para alertar a população da região sobre a importância do monitoramento contínuo nas áreas com histórico da doença, reforçando que, diante de qualquer suspeita, é fundamental acionar o Idaf”, concluiu a coordenadora.

[AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO ACRE]
Compartilhe:

Artigos Relacionados

Frente fria avança e provoca chuvas intensas e queda de temperatura no Acre nesta sexta-feira

Redacao

Instituto Socioeducativo inaugura salão de beleza e viveiro de mudas de hortaliças em unidades socioeducativas do Acre

Marcio Nunes

Na Aleac, Socorro Neri é homenageada pela Associação de Farmacêuticos do Acre

Marcio Nunes

Mercado financeiro eleva previsão da inflação de 4,63% para 4,71%

Jamile Romano

Governo do Acre consegue liberação de R$ 22 milhões para aquisição de máquinas agrícolas

Marcio Nunes

Governo do Acre realiza a entrega de 18 novos leitos de UTI no Into para reforço no atendimento à população

Jamile Romano