24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Administração lança sistema integrado de compras e contratos para facilitar gestão pública

Visando à facilitação de contratos e compras de bens, tanto pequenos quanto grandes, do patrimônio estadual, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Administração (Sead), lançou nesta segunda-feira, 1º, na sede da Federação do Comércio (Fecomercio), em Rio Branco, o novo Sistema de Compras e Contratos. Desenvolvida pela Diretoria de Modernização e Desenvolvimento Institucional (Dirmod) da pasta, a ferramenta moderniza e simplifica as tarefas da administração pública, reunindo em uma única plataforma as etapas que vão desde o planejamento das aquisições até a formalização e execução contratual.

Sistema também será apresentado no Evento de Compras Públicas, na terça-feira, 2, e passará por implantação assistida entre os dias 15 e 26, com acompanhamento técnico para os servidores que irão utilizá-lo. Foto: Alice Leão/Secom

Modernização e simplificação

A plataforma foi desenvolvida para simplificar o fluxo das compras públicas, considerado longo e complexo. Agora, todas as fases, da formalização da demanda até o contrato, seguem um passo a passo lógico e intuitivo, permitindo maior agilidade, transparência e integração entre os setores.

Logo na entrada, o usuário acessa o sistema por meio do login Gov.br ou da conta do Estado do Acre. Cada órgão define os perfis dos servidores: quem cria a solicitação, quem realiza a análise jurídica, quem aprova ou acompanha os processos.

O sistema possibilita acompanhar todas as fases do processo, por meio de um mapa visual que indica, por cores, se a solicitação está em andamento, concluída ou pendente. Essa dinâmica aumenta a transparência, pois qualquer servidor autorizado pode verificar o andamento das compras e contratos.

Além disso, o sistema foi integrado ao Catálogo Nacional de Compras Públicas, garantindo uniformidade com o padrão federal (ComprasNet). A padronização reduz falhas e evita retrabalho, já que os itens cadastrados seguem os mesmos códigos utilizados em aquisições do governo federal. Também houve integração com o Cadastro Estadual de Informações (CEI), que evita duplicidade de cadastros, e com o Sistema de Contratos, permitindo um fluxo contínuo e transparente de informações.

Novo Sistema de Compras traz interface moderna e intuitiva, que simplifica etapas de planejamento, execução e acompanhamento dos processos de aquisição. Foto: Alice Leão/Secom

Entre os avanços, destacam-se a automação de rotinas que reduzem erros e retrabalhos; a padronização dos procedimentos, garantindo conformidade com a legislação vigente; e a integração com outros sistemas administrativos, como o SEI, além da possibilidade de visualizar informações do Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP) do governo federal e do Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf) do Acre.

Complementando o ciclo de gestão das aquisições, o novo Sistema de Contratos permite o controle digital de todas as fases contratuais, desde a assinatura até o encerramento. Os principais benefícios incluem gestão centralizada e digital dos contratos administrativos; área de trabalho com demonstração de prazos e obrigações, reduzindo riscos de falhas e descumprimentos; e módulo de acompanhamento de execução, que permite maior controle sobre entregas e pagamentos.

Digitalização fortalece segurança jurídica, amplia transparência e apoia tomada de decisões baseada em dados. Foto: Maria Lídia Souza/Secom

Compromisso com a inovação e a transformação digital

As entregas fazem parte da Estratégia de Governo Digital do Acre (2024–2027), que tem como objetivo central promover uma administração pública mais moderna, acessível e orientada para resultados. Os novos sistemas representam a evolução de um modelo de gestão baseado em tecnologia, inovação e responsabilidade com o cidadão.

“Trata-se de um avanço histórico para a gestão pública do Acre. Estamos entregando uma ferramenta moderna, que reduz burocracias, traz mais transparência e, principalmente, assegura que os recursos públicos sejam aplicados de forma eficiente. É uma conquista de toda a nossa equipe, que há quase dois anos trabalha nesse projeto com dedicação e compromisso”, destacou o secretário de Administração, Paulo Roberto Correia.

“A complexidade natural das compras públicas exigia uma solução tecnológica robusta e prática. O sistema foi pensado para oferecer uma experiência simples ao servidor, ao mesmo tempo em que amplia a visão gerencial de todo o processo, desde a demanda inicial até a execução contratual. Nosso objetivo é facilitar o trabalho dos órgãos e garantir maior eficiência na gestão administrativa do Estado”, afirmou a secretária adjunta de Gestão Administrativa, Keuly Costa.

De acordo com o engenheiro de soluções da Dirmod, Eduardo Menezes, o sistema organiza as demandas de forma clara e estruturada. “Se um setor precisa adquirir equipamentos, por exemplo, a solicitação é registrada e fica vinculada ao planejamento do ano. Já temos todas as demandas de 2026 cadastradas. O sistema mostra quem solicitou, o que foi pedido e em qual etapa está o processo, garantindo controle e rastreabilidade”, explicou.

O diretor de Modernização da Sead, Paulo Oliveira, ressaltou o impacto da ferramenta na rotina administrativa. “Esse sistema é resultado de um trabalho conjunto, pensado para atender às necessidades reais da gestão pública. E representa uma mudança de paradigma, pois centraliza e padroniza procedimentos que antes eram dispersos, o que fortalece a eficiência administrativa, a transparência e a economicidade para o Estado”, destacou.

Transparência e controle

O novo sistema permite que os órgãos públicos criem relatórios detalhados, filtrem informações por prioridade e consolidem demandas para negociação de preços. Após o planejamento, o Plano de Contratações Anual (PCA) é aprovado e publicado diretamente no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP), assegurando transparência e controle social.

Com a iniciativa, o Estado do Acre amplia sua política de modernização administrativa, aproximando-se das melhores práticas de governança e gestão pública no país.

[AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO ACRE]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Covid-19 não desapareceu e casos continuam ocorrendo, alerta médico

Kevin Souza

MPAC ajuíza ação civil pública para que o Estado do Acre adote ações imediatas no combate a incêndios florestais

Jamile Romano

MPT-RO/AC empossa nova chefia regional para o biênio 2025–2027

Redacao

Acre participa do lançamento da Mobilização Nacional pelo Feminicídio Zero

Raimundo Souza

Governo do Acre entrega novas máquinas agrícolas para fortalecimento da agricultura familiar

Marcio Nunes

Balança comercial tem saldo positivo de US$ 6,1 bi em agosto

Marcio Nunes