23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Política

DF monta esquema especial de segurança para julgamento de Bolsonaro no STF e desfile de 7 de Setembro

Publicado em 31/08/2025
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Por Redação BN

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) informou que prepara um esquema especial para garantir o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros réus do núcleo 1 da trama golpista no Supremo Tribunal Federal (STF), além do desfile cívico-militar de 7 de Setembro, em Brasília.

Na Praça dos Três Poderes, a operação será integrada entre a Polícia Judicial do STF e as forças locais. Serão utilizados drones com imagem térmica para varreduras diurnas e noturnas, além de policiamento ostensivo reforçado. Abordagens e revistas de mochilas poderão ser feitas em situações suspeitas, em cumprimento à decisão do STF que proíbe acampamentos e obstruções no local.

De acordo com o governo do DF, até o momento não há indícios de manifestações relacionadas ao julgamento. Para ampliar o monitoramento, será instalada a partir de segunda-feira (1º) a Célula Presencial Integrada de Inteligência, reunindo órgãos locais e nacionais para troca de informações, acompanhamento de redes sociais e identificação de movimentações suspeitas.

O julgamento no STF está marcado para terça-feira (2). Já para o desfile de 7 de Setembro, que terá a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Esplanada dos Ministérios será interditada em etapas: no dia 6, às 17h, na altura da Catedral, e às 23h, a partir da alça leste da Rodoviária do Plano Piloto.

No dia do evento, o público terá acesso a partir das 6h em pontos de revista. Estão proibidos itens como armas, objetos cortantes, substâncias inflamáveis, recipientes de vidro, fogos de artifício, mochilas grandes, barracas e drones sem autorização. O Comando Móvel da Polícia Militar também será instalado no local para reforçar a segurança.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Marina Silva e Julia Zanatta batem boca em comissão tumultuada na Câmara: ‘Não vai me intimidar’, diz ministra

Jamile Romano

Janja deve debater sobre fome em universidade de Nova Iorque

Raimundo Souza

Prefeitura de Rio Branco propõe novo subsídio ao transporte público com impacto anual de quase R$ 13 milhões

Kevin Souza

Dino nega culpa por atraso em emendas após Alcolumbre e Motta cancelarem ida ao STF

Raimundo Souza

Ainda estou aqui: direita praticamente silencia sobre Oscar

Raimundo Souza

Michelle posta versículo bíblico após fala de Fux em julgamento no STF

Redacao