23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Política

DF monta esquema especial de segurança para julgamento de Bolsonaro no STF e desfile de 7 de Setembro

Publicado em 31/08/2025
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Por Redação BN

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) informou que prepara um esquema especial para garantir o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros réus do núcleo 1 da trama golpista no Supremo Tribunal Federal (STF), além do desfile cívico-militar de 7 de Setembro, em Brasília.

Na Praça dos Três Poderes, a operação será integrada entre a Polícia Judicial do STF e as forças locais. Serão utilizados drones com imagem térmica para varreduras diurnas e noturnas, além de policiamento ostensivo reforçado. Abordagens e revistas de mochilas poderão ser feitas em situações suspeitas, em cumprimento à decisão do STF que proíbe acampamentos e obstruções no local.

De acordo com o governo do DF, até o momento não há indícios de manifestações relacionadas ao julgamento. Para ampliar o monitoramento, será instalada a partir de segunda-feira (1º) a Célula Presencial Integrada de Inteligência, reunindo órgãos locais e nacionais para troca de informações, acompanhamento de redes sociais e identificação de movimentações suspeitas.

O julgamento no STF está marcado para terça-feira (2). Já para o desfile de 7 de Setembro, que terá a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Esplanada dos Ministérios será interditada em etapas: no dia 6, às 17h, na altura da Catedral, e às 23h, a partir da alça leste da Rodoviária do Plano Piloto.

No dia do evento, o público terá acesso a partir das 6h em pontos de revista. Estão proibidos itens como armas, objetos cortantes, substâncias inflamáveis, recipientes de vidro, fogos de artifício, mochilas grandes, barracas e drones sem autorização. O Comando Móvel da Polícia Militar também será instalado no local para reforçar a segurança.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Em sabatina no Senado, Gonet diz que não há criminalização da política

Redacao

Roberto Duarte defende fim do monitoramento das transações em Pix acima de R$ 5 mil

Jamile Romano

Bocalom anuncia investimentos de R$ 30 milhões no Viaduto da Via Verde e rebate críticas da oposição

Kevin Souza

Professora: Tensão entre EUA e Venezuela cria situação difícil para Brasil

Raimundo Souza

Aleac aprova projetos importantes durante sessão ordinária conduzida por Luiz Gonzaga

Jamile Romano

Ipespe: Lula lidera corrida presidencial no DF com 28%; Tarcísio aparece em segundo com 19%

Kevin Souza