25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

TCE-AC fiscaliza Pronto-Socorro para avaliar condições de atendimento à população

O Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC) realizou, na noite de terça-feira (19), uma ação de fiscalização no Pronto-Socorro de Rio Branco. A operação, coordenada pela Secretaria de Controle Externo (Secex), mobilizou 18 auditores das 1ª, 2ª e 3ª Coordenadorias Especializadas.

A iniciativa teve como finalidade avaliar a estrutura física da unidade, o funcionamento dos serviços e a qualidade do atendimento oferecido aos cidadãos. Com essa atuação, o TCE-AC reafirma seu papel constitucional de zelar pela correta aplicação dos recursos públicos e de garantir que a população tenha acesso a serviços de saúde em condições adequadas e seguras.

*Situações identificadas*

No decorrer da inspeção, foram verificadas falhas graves, como superlotação, pacientes acomodados em corredores, macas e até no chão, ausência de escalas de plantão, insuficiência de profissionais e medicamentos, além de deficiências na estrutura física do prédio.

A equipe técnica também inspecionou setores estratégicos, incluindo traumatologia, ortopedia, cardiologia, enfermarias clínicas, recepção e atendimento, além das salas de exames de eletrocardiograma, raio-X e tomografia.

*Papel fiscalizador e participação social*

A operação integra o conjunto de ações permanentes de controle externo, voltadas não apenas à identificação de problemas, mas também à proposição de soluções que contribuam para a melhoria da gestão pública.

A secretária da Secex, Fernanda Leite Santana, destacou que a escolha da saúde como prioridade fiscalizatória é resultado direto da escuta social promovida pelo Tribunal.

“No início do ano realizamos uma consulta pública para a elaboração do Plano Anual de Controle Externo (PACE). A população apontou como áreas prioritárias a educação e, principalmente, a saúde, que obteve maior pontuação. Essa fiscalização no Pronto-Socorro é uma resposta concreta a essa demanda da sociedade e demonstra o compromisso do TCE em ouvir e atender às expectativas da população”, afirmou.

Ao fiscalizar a rede de saúde, o TCE-AC cumpre sua missão de promover a eficiência dos serviços, valorizar o trabalho dos profissionais e assegurar um atendimento digno e de qualidade à sociedade acreana.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

MPF é contra projeto de lei que proíbe crianças na parada do orgulho LGBTQIA+ em Rio Branco

Jamile Romano

CNC, Sistema Fecomércio – Sesc-Senac Acre e Sindicatos promovem a Semana S.

Jamile Romano

Quarta-feira será de céu nublado a encoberto ao longo do dia, segundo Censipam

Jamile Romano

Governo interdita trecho da Avenida Ceará e inicia escavações para construção de viaduto do Complexo Viário em Rio Branco

Kevin Souza

Mães fazem ato em Rio Branco para cobrar políticas públicas para pessoas com autismo

Jamile Romano

Com meta de realizar 100 cirurgias ainda em agosto, governo lança mutirão de ortopedia para diminuir demanda reprimida

Jamile Romano