24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Programa Melhor em Casa garante atendimento domiciliar e mais qualidade de vida a pacientes no Acre

“Meu filho Francisco nasceu de seis meses e passou quatro na UTI. Depois ficou mais dois meses internado no Hospital da Criança, e foi lá que conheci o programa. Quando teve alta, ele já saiu encaminhado para o Melhor em Casa”, conta a mãe, Marcilene Lima. Francisco recebe acompanhamento de fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista e médicos. “O suporte desse programa é maravilhoso, eles fazem tudo para ajudar”, destaca a mãe.

O secretário de Estado de Saúde, Pedro Pascoal, explica as circunstâncias e benefícios do serviço: “Como paciente prematuro, que passou longos períodos hospitalizado, [Francisco] precisava voltar para casa para reduzir o risco de infecções, como pneumonia e outras complicações. Esse é justamente o diferencial e o potencial do trabalho do Melhor em Casa”.

Marcilene Lima e Francisco recebem equipe do Melhor em Casa. Foto: Gleison Luz/Sesacre

O Programa Melhor em Casa, do Ministério da Saúde, vem transformando a forma de cuidar de pacientes que apresentam dificuldades temporárias ou permanentes de locomoção. Coordenado no Acre pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), o programa leva atendimento clínico e multiprofissional diretamente ao domicílio, evitando internações prolongadas e proporcionando mais conforto e qualidade de vida aos pacientes. Neste ano, 43 pacientes estão sendo atendidos pelo programa em Rio Branco.

“Fazemos a ponte entre a atenção básica e a alta complexidade hospitalar, garantindo que os pacientes permaneçam em casa com segurança, próximos da família e das pessoas que estão sempre ao seu redor, recebendo os cuidados necessários”, explica a gerente do programa, Maithê Leite.

Voltado a pessoas em condição clínica estável, mas que necessitam de cuidados contínuos, o Melhor em Casa oferece dois níveis de atenção. A Atenção Domiciliar Tipo 2 (AD2) é destinada a pacientes com maior dependência, que utilizam oxigenoterapia, traqueostomia, gastrostomia, curativos complexos ou necessitam de visitas mais frequentes. Já a Atenção Domiciliar Tipo 3 (AD3) contempla pacientes em cuidados paliativos ou com necessidades muito complexas, exigindo intervenções médicas e de enfermagem mais intensas.

O atendimento é realizado por equipes compostas por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, assistentes sociais e técnicos de enfermagem. “Também capacitamos os cuidadores, para que estejam sempre preparados a oferecer os cuidados de forma segura, garantindo que, mesmo no ambiente domiciliar e com todo amor e carinho, os pacientes recebam atenção responsável e adequada”, ressalta Maithê Leite.

Ação fortalece o vínculo entre os profissionais de saúde, paciente e a família. Foto: Gleison Luz/Sesacre

A atuação integrada permite reabilitar, prevenir complicações, manejar condições clínicas e orientar cuidadores, fortalecendo o vínculo entre pacientes, famílias e profissionais de saúde.

“A equipe do Melhor em Casa entrega todo o atendimento que existe dentro de um hospital aos pacientes que possuem condições de finalizar o tratamento em seu domicilio. Fiz questão de acompanhar algumas visitas pessoalmente e ver de perto a transformação que esse trabalho gera para as famílias. Temos orgulho de dizer que estamos trabalhando para fortalecer esse trabalho ainda mais, para que outras pessoas sejam alcançadas e tenham a oportunidade de ter melhor qualidade de vida no conforto de seus lares”, informa Pedro Pascoal.

Para que a população possa esclarecer dúvidas e receber mais informações, o programa Melhor em Casa dispõe de contato via WhatsApp : (68) 99906-8073. A sede do programa fica localizada no Hospital da Criança, no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), na Alameda Magnólia, n° 740, bairro Chácara Ipê, em Rio Branco.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Estado realiza ciclo terapêutico para mulheres LBTs privadas de liberdade em Rio Branco

Marcio Nunes

PF realiza operação contra o tráfico de drogas no Acre

Jamile Romano

Ação do Novembro Azul aproxima cuidado em saúde de homens na Casa de Saúde Indígena, em Rio Branco

Raimundo Souza

Escavações do Complexo Viário da Avenida Ceará avançam e servidores participam de visita guiada

Marcio Nunes

Vice-governadora Mailza visita escola que abriga primeiras famílias indígenas

Jamile Romano

Vice-governadora do Acre Mailza Assis: “A vida de cada mulher é preciosa para nós”

Raimundo Souza