25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Governo do Acre firma termo de cooperação para ampliar acesso à documentação civil no Acre

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Administração (Sead) e da Organização em Centros de Atendimento (OCA), formalizou junto ao Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) e aos tabelionatos de Notas e Registro Civil de Pessoas Naturais de Rio Branco, nesta segunda-feira, 18, a assinatura do termo de cooperação que tem como objetivo ampliar o acesso da população acreana à documentação civil básica.

O acordo foi assinado pelo presidente do TJAC, desembargador Laudivon Nogueira; pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Nonato Maia; pelo secretário de Estado de Administração, Paulo Roberto Correia; pela diretora da OCA, Fran Brito; e pelos delegatários dos cartórios: Fabrício Mendeso (1º Tabelionato de Notas e 1º Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais de Rio Branco), Luciano Haddad (2º Tabelionato de Notas e 2º Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais de Rio Branco) e Danilo Bezerra (3º Tabelionato de Notas e 3º Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais de Rio Branco).

A parceria permitirá a solicitação de 2ª vias de Registro Civil de Nascimento, Óbito e Casamento, na OCA em Rio Branco, com o objetivo de ampliar o acesso a documentos essenciais para o exercício da cidadania. A iniciativa garante que a população acreana tenha acesso facilitado à documentação civil básica, em conformidade com a Constituição Federal, a Constituição do Estado do Acre e a Lei Federal nº 6.015/73, seguindo as condições previstas no termo de cooperação.

Assinatura do termo de cooperação reforça o compromisso das instituições com a cidadania dos acreanos. Foto: Elisson Magalhães/TJAC

Para o titular da Sead, o termo é um avanço significativo para a cidadania. “A OCA nasceu com a missão de aproximar os serviços públicos do cidadão. Esse acordo vem reforçar nosso compromisso de facilitar a vida das pessoas e garantir que todos tenham acesso à documentação que assegura direitos fundamentais”, destacou.

O presidente do TJAC, desembargador Laudivon Nogueira, ressaltou a importância da cooperação entre as instituições. “A ausência de documentação básica é um dos grandes fatores de exclusão social. Esse termo representa um esforço conjunto para combater essa realidade e garantir dignidade à população”, afirmou.

Acordo vai beneficiar milhares de acreanos. Foto: Elisson Magalhães/TJAC

Segundo a diretora da OCA, Fran Brito, a colaboração reforça a missão da instituição em aproximar os serviços públicos do cidadão. “Nosso trabalho é garantir que cada cidadão tenha condições de exercer seus direitos básicos, e a documentação civil é o primeiro passo para isso. Ao aproximarmos esses serviços da população, estamos promovendo inclusão social e fortalecendo a cidadania”, destacou.

O próximo passo será a realização de uma capacitação técnica envolvendo representantes dos cartórios e a equipe técnica da OCA, com o objetivo de alinhar procedimentos e garantir a qualidade no atendimento. Após essa etapa, será definido o início efetivo da oferta dos serviços à população, ampliando de forma prática o alcance da parceria firmada.

Termo firmado entre TJAC, Sead, OCA e cartórios amplia serviços de registro civil para a população. Foto: Elisson Magalhães/TJAC

Com a formalização do termo, o governo do Acre reforça seu protagonismo como porta de entrada dos serviços públicos no Acre, ampliando seu alcance e garantindo inclusão social em todas as regiões do estado.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Esquema de segurança para o Carnaval 2024 é apresentado a imprensa

Marcio Nunes

Plácido de Castro: Camilo da Silva é eleito prefeito com 67,99% dos votos

Raimundo Souza

Marina Silva cancela vinda ao Acre por conta do aumento das queimadas

Jamile Romano

Governo celebra entrega de unidade móvel à Defensoria Pública do Acre com ampliação do acesso jurídico para a população

Jamile Romano

Cursos gratuitos do Sebrae chegam aos consumidores por meio de campanha em supermercados

Marcio Nunes

Audiência pública celebra os 75 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Marcio Nunes