Um motoviajante brasileiro, natural de Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo, tem ganhado repercussão na internet com conteúdo sobre o Ponto Extremo Oeste do Brasil (PEO), na região de Mâncio Lima, no interior do Acre. Marcus Kaschner, que é produtor audiovisual, chegou ao estado em meados de outubro do ano passado, com o objetivo de prestar serviços de fotografia e filmagens, e acabou com um novo projeto: conhecer os pontos extremos do país.
Em entrevista à Agência de Notícias do Acre, Marcus conta que saiu do Espírito Santo com o plano de percorrer o Brasil de moto e produzir um manual de gestão online e gratuito para pequenas empresas. No entanto, o projeto inicial deu lugar a uma nova carreira no audiovisual, alguns meses de trabalho no setor de Inovação na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Cruzeiro do Sul (Sedetur) e até uma participação ao lado do cantor e ator Seu Jorge, no filme Geni e o Zepelim, gravado no Acre, no primeiro semestre deste ano.
“Eu estou viajando o Brasil há um pouco mais de um ano de moto, tendo algumas experiências pelo nosso país. Vim para o Acre para conhecer esse estado maravilhoso, acabei ficando por aqui mais ou menos oito meses e que foi uma experiência incrível para a minha vida. Muita mudança aconteceu aqui nesse estado maravilhoso e agora estou fazendo um projeto onde eu vou visitar os quatro extremos do país, passando por locais diferentes e mostrando coisas diferentes do Brasil”, contou Marcus.
Para fomentar e desenvolver o turismo, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Turismo e Empreendedorismo (Sete), tem apoiado iniciativas que incentivam o segmento, incluindo o mototurismo. De acordo com o titular da pasta, Marcelo Messias, o turismo é uma força estratégica para o desenvolvimento econômico e social, inclusive o Turismo de Base Comunitária (TBC), que abrange diversos pontos turísticos do estado como a Comunidade Croa e o Parque Nacional da Serra do Divisor, onde Kaschner se hospedou por alguns dias.
“Desde o início da gestão temos apoiados diversas ações e eventos que fomentam o turismo no Acre, como é o caso dos festivais indígenas e como foi também o Motorcycle Festival, fomentando o mototurismo. Porque, o turismo é isso, é um setor abrangente que movimenta cadeias produtivas inteiras, gera emprego e renda, e fortalece a nossa identidade cultural. Cada turista que recebemos representa oportunidades reais de crescimento”, detalhou o secretário.
[Agência de Notícias do Acre]

