23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
BrasilGeral

Governo Trump avalia devolver visto de um dos ministros do STF

Publicado em 17/08/2025

JD Vance, Donald Trump e Marco Rubio Foto: EFE/EPA/YURI GRIPAS / POOL

Ao todo, oito ministros da Corte brasileira foram sancionados

Autoridades do governo dos Estados Unidos, sob a liderança de Donald Trump, avaliam a possibilidade de restabelecer o visto de entrada do ministro Edson Fachin, recém-eleito presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). A posse está marcada para 28 de setembro, com mandato de dois anos.

De acordo com a coluna de Paulo Cappelli, do Metrópoles, o tema foi discutido em uma reunião entre representantes do Departamento de Estado norte-americano, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o jornalista Paulo Figueiredo.

A reativação do visto pode ser interpretada como um gesto de boa vontade ao próximo dirigente da Suprema Corte brasileira.

Fontes ligadas à diplomacia norte-americana afirmam que Fachin é percebido como uma figura que não contribui para o aumento de tensões entre Brasília e Washington. A medida, portanto, teria como objetivo sinalizar apoio institucional e, ao mesmo tempo, isolar o ministro Alexandre de Moraes, que assumirá a vice-presidência do STF.

Além de Edson Fachin, o governo norte-americano revogou vistos de ministros de outros ministros do STF: Luis Roberto Barroso, Dias Toffoli, Cristiano Zanin, Flavio Dino, Cármen Lúcia e Gilmar Mendes.

Pleno News

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Confira a íntegra do discurso de Lula na abertura da COP30, em Belém

Redacao

Novas regras de licenciamento ambiental entram em vigor em Rio Branco a partir de 1º de dezembro

Raimundo Souza

Governo federal autoriza envio da Força Nacional a Rondônia

Marcio Nunes

Ecosociobiotecnomia: a nova fronteira para um desenvolvimento sustentável e inclusivo

Raimundo Souza

Cafés robusta amazônicos se destacam em evento internacional e projetam o Acre no setor

Redacao

Mais de 13,7 mil aposentados e pensionistas do Acre já receberam devoluções do INSS

Marcio Nunes