22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
BrasilGeral

STJ recebe notificação da Justiça da Flórida em ação do Rumble contra Alexandre de Moraes

Publicado em 16/08/2025

O ministro Alexandre de Moraes é acusado de violar preceitos da liberdade de expressão nos EUA. Foto: Wilton Junior/Estadão          *Por Aguirre Talento/Estadão

Corte é responsável por intermediar a comunicação e intimar o ministro a se manifestar no processo em tramitação nos EUA

BRASÍLIA — O Superior Tribunal de Justiça (STJ) recebeu na sexta-feira, 15, notificação da Justiça Federal da Flórida para que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), seja intimado de uma ação movida nos Estados Unidos pela rede social Rumble e pelo grupo Trump Media, pertencente ao presidente americano Donald Trump.

A ação, movida em fevereiro, acusa Moraes de violar preceitos da liberdade de expressão nos EUA ao enviar ordens para retirar conteúdo publicado na plataforma e pede que suas decisões sejam consideradas ilegais no país. O ministro foi procurado pelo Estadão, mas ainda não se manifestou sobre o caso.

Após uma determinação da Justiça da Flórida, foi enviada uma notificação ao Brasil para que Moraes se manifeste no processo.

Pela legislação brasileira, a competência para processar esse tipo de notificação é do STJ. O presidente da Corte, Herman Benjamin, recebeu o documento e ainda vai decidir se concede a notificação. Ele pode também distribuir o processo a um relator e levá-lo para uma discussão colegiada.

Em publicação em rede social, o advogado responsável pela ação nos EUA, Martin de Luca, afirmou esperar que o STJ dê prosseguimento ao pedido de acordo com a lei e as relações bilaterais entre os países.

“Temos plena confiança de que as instituições brasileiras lidarão com este pedido em conformidade com a lei e com respeito aos compromissos bilaterais assumidos por ambos os países. Este passo visa permitir que o processo legal siga seu curso para que todas as partes possam ser ouvidas no foro adequado. É isso que fortalece as instituições e reconstrói a confiança”, escreveu.

A ação judicial é mais uma medida tomada nos Estados Unidos contra Moraes. O governo do presidente Donald Trump suspendeu o visto do ministro e aplicou sanções financeiras com base na Lei Magnitsky, criada para punir terroristas e ditadores, bloqueando seu acesso ao sistema financeiro dos EUA.

Em discurso no STF após as sanções, o ministro afirmou que continuaria conduzindo as ações sobre a tentativa de golpe no mesmo ritmo e criticou as pressões externas sobre o caso, atribuindo-as a uma “organização miliciana”. “Enganam-se essa organização miliciana e aqueles brasileiros escondidos e foragidos fora do território nacional em esperar fraqueza institucional ou debilidade democrática”, discursou.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Acre registra maior queda no preço do etanol na primeira semana de setembro, aponta ANP

Kevin Souza

Acre fortalece vigilância em saúde com capacitação em febre maculosa

Redacao

Governador recebe equipe que vai produzir documentário sobre Chico Mendes e desenvolver oficinas culturais no estado

Raimundo Souza

Instituto Socioeducativo do Acre apresenta projetos aprovados pela Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas

Raimundo Souza

Governador assina ordem de serviço para reformas em escola e quadra poliesportiva em Rodrigues Alves

Marcio Nunes

Ministério da Saúde compara vício em bets ao uso de álcool e drogas

Jamile Romano