24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Semulher promove roda de conversa sobre atendimento a mulheres indígenas na rede de saúde

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), realizou na manhã desta quinta-feira, 14, uma roda de conversa com servidores da Unidade de Referência em Atenção Primária (Urap) Hidalgo de Lima, em Rio Branco. A atividade abordou práticas e diretrizes para o atendimento às mulheres indígenas, com o objetivo de sensibilizar os profissionais da saúde sobre a importância de um acolhimento qualificado e respeitoso.

Durante a ação, também foi realizada panfletagem informativa direcionada à população presente na unidade, com orientações sobre direitos e canais de apoio disponíveis, além do trabalho desenvolvido pela Secretaria da Mulher.

A ação que acontecerá de forma contínua, integra as políticas públicas desenvolvidas pela Semulher para garantir o acesso igualitário aos serviços e a proteção dos direitos das mulheres considerando as especificidades culturais, linguísticas e territoriais das comunidades indígenas. Durante o encontro, foram abordados temas como protocolos de atendimento, barreiras de acesso, comunicação intercultural e a necessidade de articulação entre a rede de proteção e os serviços de saúde.

A técnica da Semulher responsável pela Divisão dos Povos Originários e Tradicionais, Pamela Manchineri, dialogou com a equipe da Urap Hidalgo de Lima e reforçou a necessidade da escuta especializada, do acolhimento e sensibilidade às mulheres indígenas. “Com esse atendimento é possível ganhar a confiança dessas mulheres e com isso, facilitar o encaminhamento ao serviço que ela necessita”, disse.

Uma das servidoras participantes, responsável pela Divisão de Populações Prioritárias e População Indígena da Secretaria Municipal de Saúde, Angela Oliveira, avaliou positivamente a iniciativa: “A capacitação sobre o acolhimento as mulheres indígenas nas Unidades Básicas de Saúde é de fundamental importância uma vez que a Atenção Primária à Saúde é a porta de entrada para a garantia do acesso à saúde.”

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Senac EAD oferece mais de 150 cursos livres com certificado reconhecido nacionalmente

Jamile Romano

Vice-governadora participa da formatura de 430 alunos do Proerd em Sena Madureira e recebe homenagem

Redacao

Bocalom visita obras de usina fotovoltaica que gerará energia para prédios públicos

Marcio Nunes

Ifac recebe mais de 200 bolsas para programa de iniciação à docência

Jamile Romano

Mailza se reúne com equipe de governo para fortalecer orçamentos de gênero e de combate ao feminicídio

Marcio Nunes

Procon leva palestras de educação financeira e consumo consciente a crianças e jovens do interior do estado

Marcio Nunes