25.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 29 de maio de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Conheça o programa Reuse, eleito a melhor solução para Governança Digital

Publicado em 11/08/2025

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Administração (Sead), conquistou o 1º lugar na categoria Melhor Solução de Governo Digital para Governança Digital, com o projeto “Reuse Acre: Otimizando a Gestão de Bens Móveis no Governo do Acre para Eficiência, Sustentabilidade e Transformação Digital”. O reconhecimento foi concedido durante uma premiação nacional que avalia iniciativas inovadoras na administração pública promovido pela Abep-TIC (Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação), entre os dias 6 e 7, em Brasília.

A ideia do Reuse nasceu em 2019, a partir da experiência da servidora Rosinéia Costa da Silva Albuquerque quando estava à frente do Departamento de Bens Públicos e já havia respondido pelo Setor de Bens Inservíveis. Ela observou que muitos itens enviados ao depósito, onde aguardavam leilão, ainda estavam em boas condições, mas acabavam se deteriorando no transporte e no armazenamento. Para ilustrar sua proposta, ela chegou a apelidar o projeto de “OLX dos bens inservíveis”, com a ideia de facilitar a redistribuição de bens móveis entre órgãos antes que fossem descartados.

Idealizado pela servidora e executado pela Diretoria de Modernização Administrativa (Dirmod) da Sead, o sistema Reuse permite que órgãos estaduais registrem bens disponíveis e solicitem itens de que necessitam, evitando desperdício, economizando recursos públicos e ajudando instituições com menos condições financeiras. ‘’Hoje, fico feliz em ver o sistema funcionando e fazendo a diferença na administração pública do Acre. Quando soube que o projeto conquistou o primeiro lugar e ajudaria a elevar o Acre no ranking, me emocionei. O que mais me realiza é saber que ajudamos órgãos, evitando desperdício e cuidando dos recursos públicos,” destacou Albuquerque.

Para o diretor de Modernização, Paulo Oliveira, a premiação representa um importante reconhecimento do trabalho conjunto e da inovação tecnológica aplicada na gestão pública do Acre. “O Reuse não é apenas uma plataforma; é uma ferramenta que transforma a maneira como o setor público gerencia seus recursos, promovendo sustentabilidade e eficácia, com impacto direto na redução de custos. Receber este reconhecimento é o reflexo do trabalho de toda uma equipe que se dedica e se esforça para entregar sempre o melhor. Hoje, não resta dúvida de que esse trabalho é de excelência.”

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Estrada do Aeroporto recebe R$ 50 milhões em obras para reestruturar 9,5 quilômetros em Rio Branco

Raimundo Souza

Após marca inédita, acreano Manex Silva disputa os 10 km livre no esqui cross-country em Milão-Cortina 2026

Kevin Souza

Município e Estado firmam parceria para intervir no Programa Ruas do Povo

Marcio Nunes

Educação do Acre define plano de ação para enfrentamento à violência escolar

Vitória Lopes

Um acidente trágico na BR-364 no sábado (6) resultou na morte de uma mulher

Raimundo Souza

Em noite de festa e animação, é coroada a corte real do Carnaval da Família 2025, em Rio Branco

Raimundo Souza