23.3 C
Rio Branco
sábado, 3 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Política

Projeto de Fábio Rueda concede 40% de adicional de insalubridade aos agentes comunitários da saúde e agentes de combate a endemias

Atualizada em 24/02/2024 09:02

O deputado Fábio Rueda(UB/AC)ingressou junto à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados com projeto de lei que institui a Lei de Valorização dos Heróis da Saúde. E concede adicional de insalubridade de 40% aos agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias. ”Sempre existe um espaço para fortalecer a atenção básica em saúde. Nada mais justo e oportuno, portanto, que valorizar esses profissionais essenciais ao Sistema Único de Sáude(SUS), que realizam um trabalho com tanta diligência em prol da população”, garante o parlamentar.
Rueda lembra que são profissionais que enfrentam diversas dificuldades no exercício de suas atividades, como baixos salários, falta de reconhecimento e condições precárias de trabalho. ”Portanto, o adicional de insalubridade de 40% é uma medida importante de reconhecimento a fim de melhorar as condições de trabalho e saúde destes profissionais”. Para o deputado, é uma compensação financeira devida a esses trabalhadores expostos a vários agentes insalubres, como esgoto, lixo e animais peçonhentos.
A concessão de adicional de insalubridade em grau máximo, lembra Rueda, é uma forma de reconhecer o risco de exposição permanente destes profissionais, ”e visa compensar todo o esforço realizado”. São eles, destaca o deputado, que realizam visitas domiciliares, promovem a educação em saúde e realizam ações de prevenção e controle de doenças .Além disto, acrescenta, esses agentes desempenharam papel crucial durante a pandemia do coronavírus, ”contribuindo significativamente para o enfrentamento e proteção da população em meio à crise sanitária que assolou o país. São autênticos ‘heróis da Saúde nacional”’.
Recursos para a saúde
Segundo o deputado, a ideia básica é valorizar e fortalecer os movimentos que possam proporcionar uma atenção à saúde com qualidade. Rueda salientou que o primeiro esforço de seu mandato foi destinar para diversos municípios acreanos recursos tanto para a atenção primária como também para a saúde de média e alta complexidade. ”É um movimento contínuo e que não pode parar, uma vez que saúde é um dos eixos decisivos em nosso trabalho parlamentar ”,concluiu.

(Assessoria)

Artigos Relacionados

Após derrotas sobre drogas e aborto, governo Lula mede risco de desgaste com Congresso e aposta no STF

Jamile Romano

Receita suspende ato do governo Bolsonaro que ampliou isenção de imposto para igrejas

Jamile Romano

Marcus Alexandre pede contribuições da Ufac para seu plano de governo

Jamile Romano

Entenda o processo eleitoral dos EUA e o que está em jogo nas eleições de 2024

Jamile Romano

Em uma UTI Aérea o ex-governador do Acre Flaviano Melo foi transferido para São Paulo

Raimundo Souza

COP, reformas, Banco Central: os desafios de Lula para 2025

Jamile Romano