24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Quarta ação do Juntos Pelo Acre na Cidade do Povo entrega 400 kits de roupas e serviços junto com o MP na comunidade

O programa Juntos Pelo Acre, coordenado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), esteve neste sábado, 9, pela quarta vez no bairro Cidade do Povo com o projeto Vestuário Social. A ação, realizada em parceria com o projeto MP na Comunidade, do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) reforça a união entre o Executivo e outras instituições para atender a população em situação de vulnerabilidade social.

Moradores tiveram acesso à diversos serviços públicos essenciais. Foto: Daniel Villamor/SEASDH.

A iniciativa ofereceu diversos atendimentos: na área médica, cadastro para substituição de geladeiras, ventiladores e lâmpadas de LED, negociação de contas, distribuição de vestuário social pela SEASDH, atendimentos jurídicos variados, odontológico, testes rápidos, verificação de tipagem sanguínea, aferição de pressão e glicemia, programação para as crianças, entre outros serviços.

Maria Araújo dos Anjos, moradora do bairro, afirmou estar ansiosa pelas roupas do vestuário social e pela emissão de seu documento de identidade. Ela ressaltou a importância da ação para facilitar o acesso aos serviços na região.

“Estava ansiosa tanto pelo documento quanto pelo vestuário”, disse Maria. Foto: Daniel Villamor/SEASDH.

“Essa ação é muito importante para reunir famílias que precisam, gente carente que está precisando resolver alguma coisa. Às vezes é uma consulta, que no posto é mais difícil, e numa campanha assim a gente consegue encontrar tudo junto, no mesmo lugar. As coisas que a gente precisa e é tão difícil, né?”, comentou.

No bairro, a SEASDH levou 400 kits de roupas, tanto femininas quanto masculinas, promovendo o acesso da comunidade local a serviços que garantem bem-estar e dignidade. Representando a vice-governadora e secretária da pasta, Mailza Assis, a supervisora administrativa Josiane Nobre destacou que essa é a quarta vez que o Juntos Pelo Acre realiza ações no Cidade do Povo, e falou sobre a expectativa: “É alcançar o máximo de pessoas possíveis para levar autoestima às mulheres, às pessoas em situação de vulnerabilidade social”.

Josiane disse que o objetivo é alcançar todas as pessoas do bairro. Foto: Daniel Villamor/SEASDH.

O MPAC atuou com os serviços de atendimento psicossocial; CAV (atendimento a vítimas de violência com motivação de gênero); CAC (atendimento geral); Observatório de Violência de Gênero – OBSGênero (atendimento a casos de violência de gênero); Ouvidoria (recebimento de denúncias e escutas); CAOP da Saúde (atendimento técnico-jurídico, com destaque para o Grupo de Trabalho na Defesa dos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista – GT-TEA); e CAOP de Defesa da Educação e Defesa da Criança e do Adolescente (atendimento técnico-jurídico).

Segundo a assessora administrativa do MP na Comunidade, Rosa Martins, o programa foi uma descoberta positiva e tem sido bastante procurado pela população: “Trazer precisamente aqui para Cidade do Povo é uma contribuição muito grande para a cidadania. O Juntos Pelo Acre foi uma descoberta muito boa nossa e a gente tem bastante procura. Inclusive, quando vamos organizar as ações, a gente já pergunta se o vestuário social vai estar vindo”, disse a gestora.

“Quando o serviço vem até a gente, é ótimo. Só tenho a agradecer”, destacou Everlandia. Foto: Daniel Villamor/SEASDH.

A cozinheira Everlandia Leandro da Silva, relatou que seu objetivo inicial era a consulta médica, mas foi surpreendida com os kits de roupas:

“Essa ação é muito boa e importante para o nosso bairro, pela dedicação de cada um que está aqui prestando serviço à população. É muito importante para nós, que temos dificuldade de sair de casa para ir até esses locais. Quando o serviço vem até a gente, é ótimo. Só tenho a agradecer”.

Unida aos objetivos de atender quem mais precisa, a Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado do Acre (Ageac) teve participação essencial na ação, com a emissão de carteiras de transporte intermunicipal para pessoas idosas, com deficiência (PCD), com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e pessoas com câncer. A Agência regula e fiscaliza o transporte intermunicipal de passageiros, assegurando o direito à gratuidade para pessoas em vulnerabilidade e seus acompanhantes.

Objetivo de Cristiane era tirar a sua carteira para transporte intermunicipal. Foto: Carolina Torres/Secom.

A aposentada Cristiane Batista dos Santos, uma das atendidas, destacou a importância da carteirinha para ela e sua mãe, que a acompanha em consultas e serviços no Hospital de Saúde Mental do Acre (Hosmac): “Eu me sinto importante por ter esse benefício de graça, porque, no dinheiro, é caro, e assim fica muito mais barato — na verdade, não pago nada. Então, se eu quiser viajar para outros municípios, consigo ir de graça. Graças a Deus, ao governo e a todo mundo aí”, comentou.

Também participaram da ação a Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE), a Organização em Centros de Atendimento (OCA), a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), o Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (IEPTEC) e a Energisa.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Fundhacre encerrra Semana de Enfermagem com atividades de valorização e reconhecimento dos servidores

Jamile Romano

Governo divulga resultado preliminar de Exame Psicotécnico do concurso do Iapen

Jamile Romano

Procuradoria-Geral do Estado lança novo processo seletivo para estagiários de Direito

Jamile Romano

Ministros do STF não descartam plano de fuga de Bolsonaro em andamento com Eduardo nos EUA

Raimundo Souza

Na Expoacre, trilha escoteira chama atenção no estande da Sema e Imac

Raimundo Souza

Após balsa encalhar, ponte sobre o Rio Caeté é reaberta com controle de fluxo no interior do Acre

Jamile Romano