23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeralPolicial

Polícia Civil reforça combate à violência contra a mulher com Operação Shamar

Publicado em 08/08/2025


A Polícia Civil do Acre (PCAC) participa ativamente da Operação Shamar, uma ação integrada coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, que mobiliza todas as forças de segurança do país no combate à violência contra a mulher. A operação, que teve início no dia 1º de agosto e segue até 4 de setembro, realizou na quinta-feira, 7, o seu Dia D, data escolhida em homenagem aos 19 anos da promulgação da Lei Maria da Penha.

Durante a data, a PCAC intensifica as ações repressivas e preventivas em todo o estado, com reforço das unidades policiais em Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Feijó, Marechal Thaumaturgo e Porto Walter. Além das diligências para cumprimento de mandados e prisões, também estão previstas atividades de conscientização e orientação à população, reforçando o compromisso da instituição com a proteção das mulheres e a punição dos agressores.

“A Operação Shamar é uma demonstração clara de que o enfrentamento à violência contra a mulher é uma prioridade. No Acre, estamos atuando com firmeza e sensibilidade, unindo ações repressivas e preventivas para garantir que cada mulher tenha o direito de viver sem medo. Nosso trabalho vai além da repressão: é também acolher, orientar e proteger. E neste Dia D, em que celebramos os 19 anos da Lei Maria da Penha, reforçamos nosso compromisso com a vida e a dignidade de todas as mulheres acreanas”, enfatizou a delegada Juliana De Angelis, responsável pelas ações da Operação Shamar no Acre.

A Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006, é considerada um marco histórico no enfrentamento à violência doméstica e familiar no Brasil, trazendo mecanismos mais rígidos para coibir e punir esse tipo de crime.

A Operação Shamar integra os esforços do Ministério da Justiça e Segurança Pública com os estados, unindo forças para ampliar o alcance das ações de proteção e garantir que cada denúncia seja apurada com agilidade e rigor. No Acre, a Polícia Civil reafirma sua missão de reduzir os índices de feminicídio e promover segurança para todas as mulheres.

[AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO ACRE]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Desembargador Lois Arruda marca presença no principal encontro do Judiciário

Marcio Nunes

Governo inicia novos cursos de qualificação profissional para mulheres

Redacao

Estado atualiza boletim com 20 casos suspeitos de sarampo

Jamile Romano

Governo publica convocação de processo seletivo da Educação

Jamile Romano

O tiular da DEMPCA, Renan Santana, também destacou a importância da Operação Shamar. “Desde o início de agosto, a especializada está empenhada na Operação Shamar. Com a visita da delegada Juliana, alinhamos algumas demandas e estamos colaborando no andamento dos trabalhos, com despachos nos Boletins de Ocorrências (BOs), instauração de inquéritos, relatos, relatórios finais e interrogatórios, visando obter bons resultados na operação. O encontro também visa aproximar a gestão da especializada do interior e ver de perto as necessidades e demandas”, enfatizou.

Marcio Nunes

Com logística e dignidade, recuperação de ramais transforma acessibilidade e escoamento no Vale do Juruá

Raimundo Souza