25.3 C
Rio Branco
terça-feira, 25 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeralPolicial

Polícia Civil reforça combate à violência contra a mulher com Operação Shamar


A Polícia Civil do Acre (PCAC) participa ativamente da Operação Shamar, uma ação integrada coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, que mobiliza todas as forças de segurança do país no combate à violência contra a mulher. A operação, que teve início no dia 1º de agosto e segue até 4 de setembro, realizou na quinta-feira, 7, o seu Dia D, data escolhida em homenagem aos 19 anos da promulgação da Lei Maria da Penha.

Durante a data, a PCAC intensifica as ações repressivas e preventivas em todo o estado, com reforço das unidades policiais em Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Feijó, Marechal Thaumaturgo e Porto Walter. Além das diligências para cumprimento de mandados e prisões, também estão previstas atividades de conscientização e orientação à população, reforçando o compromisso da instituição com a proteção das mulheres e a punição dos agressores.

“A Operação Shamar é uma demonstração clara de que o enfrentamento à violência contra a mulher é uma prioridade. No Acre, estamos atuando com firmeza e sensibilidade, unindo ações repressivas e preventivas para garantir que cada mulher tenha o direito de viver sem medo. Nosso trabalho vai além da repressão: é também acolher, orientar e proteger. E neste Dia D, em que celebramos os 19 anos da Lei Maria da Penha, reforçamos nosso compromisso com a vida e a dignidade de todas as mulheres acreanas”, enfatizou a delegada Juliana De Angelis, responsável pelas ações da Operação Shamar no Acre.

A Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006, é considerada um marco histórico no enfrentamento à violência doméstica e familiar no Brasil, trazendo mecanismos mais rígidos para coibir e punir esse tipo de crime.

A Operação Shamar integra os esforços do Ministério da Justiça e Segurança Pública com os estados, unindo forças para ampliar o alcance das ações de proteção e garantir que cada denúncia seja apurada com agilidade e rigor. No Acre, a Polícia Civil reafirma sua missão de reduzir os índices de feminicídio e promover segurança para todas as mulheres.

[AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO ACRE]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Estado do Acre é destaque no Campeonato Brasileiro Intermediário de Bocha Paralímpica

Marcio Nunes

MPAC se manifesta favorável ao pedido de prisão preventiva de envolvidos na morte de jovem em Feijó

Jamile Romano

Prefeito mantém chefe da RBTrans no cargo apesar de denúncias e pressão de vereadores

Kevin Souza

Em Xapuri, Deracre conduz inspeção final da Ponte da Sibéria com o Ministério Público do Acre

Redacao

Estande do Acre é palco de negócios do turismo para participantes nacionais e estrangeiros na GCF Task Force

Raimundo Souza

Mailza Assis confirma aos deputados na Aleac que será candidata em 2026: “É legítimo”

Jamile Romano