25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreBrasilGeral

Governo do Acre decreta situação de emergência por seca severa em todo o estado

O Governo do Estado do Acre decretou, nesta quarta-feira (6), situação de emergência por conta da estiagem severa que atinge todo o território acreano. O Decreto nº 11.733/2025, assinado pelo governador Gladson Cameli, foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado e terá validade de 180 dias.

A medida foi tomada diante do agravamento das condições climáticas que afetam diretamente o abastecimento de água, a segurança alimentar, a mobilidade de comunidades e a logística de transporte fluvial, especialmente em regiões isoladas e de difícil acesso. O cenário é particularmente crítico para áreas rurais e terras indígenas.

Entre os fatores apontados pelo governo está a intensificação do fenômeno El Niño, que nos últimos anos tem provocado mudanças climáticas extremas, incluindo longos períodos de seca e crises hídricas sem precedentes no estado. A redução drástica dos níveis dos rios acreanos tem comprometido desde a captação e distribuição de água potável até o escoamento da produção agrícola e o fornecimento de insumos essenciais para comunidades interioranas.

Com o decreto, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDC) assume a linha de frente na gestão da crise. O órgão terá autonomia para articular ações com instituições federais, estaduais e municipais, além de ordenar despesas, mobilizar recursos humanos e materiais e coordenar medidas emergenciais.

A legislação também autoriza, em casos de iminente perigo público, o uso de propriedades particulares para assegurar a efetividade das ações de socorro — conforme previsto na Constituição Federal.

A expectativa do governo é que, com o reconhecimento da situação de emergência, seja possível acessar com maior agilidade recursos da União e acelerar a implementação de medidas de mitigação dos impactos da seca.

O decreto contempla todo o estado do Acre, considerando o caráter abrangente da estiagem, e deve ser seguido por planos de ação integrados entre secretarias, órgãos ambientais, instituições de saúde pública, setor agrícola e assistência social.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Procurador do Acre , Sammy Barbosa, volta a ter nome citado para ser ministro do STJ

Jamile Romano

Irmão de secretário do Acre é investigado pela PF por suposta ligação com jatinhos de luxo

Kevin Souza

Contribuintes do Acre têm até o final do ano para destinar parte do Imposto de Renda para projetos culturais e esportivos

Marcio Nunes

Vigas da ponte sobre o Rio Tarauacá são demolidas por falhas de qualidade

Kevin Souza

Bocalom autoriza mais de R$ 8,8 milhões em créditos suplementares para secretarias de Rio Branco

Redacao

F indicia Bolsonaro e Mauro Cid no caso das joias sauditas

Marcio Nunes