22.3 C
Rio Branco
terça-feira, 13 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Sesacre e Ministério da Saúde qualificam profissionais para combate à tuberculose no Estado

Publicado em 30/07/2025


A Secretaria de Estado de Saúde do Acre(Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde e do Núcleo de Doenças Transmissíveis/Vigilância Epidemiológica/Núcleo Estadual de Controle da Tuberculose, em parceria com o Ministério da Saúde, realizou a Capacitação em Manejo Clínico da Tuberculose em Adultos.

Com médicos, enfermeiros e demais profissionais que atuam na Rede de Atenção à Saúde de todo o estado como público-alvo, a qualificação foi realizada na Biblioteca Pública Estadual Adonay Barbosa dos Santos, em Rio Branco, nos dias 29 e 30 de julho.

A capacitação visa fortalecer a assistência à saúde, com foco no diagnóstico precoce e tratamento adequado da tuberculose. A ação busca qualificar profissionais da saúde para atuarem no controle da tuberculose.

“A ideia é que esses profissionais se tornem multiplicadores das informações recebidas, principalmente no que diz respeito à prevenção, diagnóstico e tratamento precoce da tuberculose. Eles vão levar essa capacitação aos demais municípios, ampliando o alcance do conhecimento. Aqui, estamos reunindo profissionais de 20 municípios acreanos, justamente para garantir que essa ação chegue a todo o estado”, explica a coordenadora estadual do programa de tuberculose, Elcenira Farias.

Durante a capacitação, foram abordados temas fundamentais para o enfrentamento da tuberculose no estado. Os participantes receberam orientações sobre o manejo clínico da doença, com ênfase no diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos pacientes. Também foi discutido o manejo da tuberculose resistente a medicamentos, destacando-se o uso de esquemas terapêuticos individualizados e a gestão de efeitos adversos.

“No país a gente tem uma alta incidência de tuberculose, a nossa incidência é de 40 mil casos por 100 mil habitantes. Por isso, é muito importante intensificar as ações de prevenção da tuberculose. E os profissionais de saúde tem alta potência para essas ações de enfrentamento da doença”, destaca a enfermeira técnica do Ministério da Saúde na coordenação de tuberculose, Daniele Dell Orti.

A programação incluiu ainda a temática da vigilância da tuberculose, com orientações sobre a notificação de casos, investigação de contatos e análise de dados. Outro ponto relevante foi a abordagem da infecção latente por tuberculose (ILTB), enfatizando o diagnóstico, o tratamento e a importância da prevenção. Por fim, os profissionais também se aprofundaram na coinfecção tuberculose-HIV, com foco no manejo clínico e na integração dos serviços de saúde.

Para a enfermeira Selma Macêdo a capacitação reforçou a relevância de preparar os profissionais para atuarem no controle da doença em todo o estado. “O manejo clínico da tuberculose em adultos é importante para que nós, profissionais de saúde, possamos intensificar as ações de prevenção, fortalecer o diagnóstico e realizar um tratamento de forma adequada, precoce e correta”, finaliza.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Confira as agendas dos candidatos a prefeitos de Rio Branco para esta sexta-feira, 30

Raimundo Souza

Após cinco dias, abastecimento de água começa a ser normalizado em Rio Branco

Jamile Romano

Ação social da Polícia Militar leva serviços e cidadania ao 2º Distrito da capital

Raimundo Souza

Rio Acre ultrapassa os 11 metros e se aproxima da cota de alerta

Jamile Romano

Procon promove 2ª edição do mutirão Renegocia! para ajudar consumidores a quitar dívidas

Jamile Romano

Aplicativos, simulações e informações em tempo real: governador conhece plano operacional dos Bombeiros para casos de cheia no Acre

Jamile Romano