23.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 30 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Policial

Polícia Civil do Acre localiza e prende no Peru o principal líder de facção criminosa no estado

Publicado em 30/07/2025

Após uma minuciosa investigação conduzida pelo Núcleo Especializado de Investigação Criminal (NEIC) da Polícia Civil do Acre, na última segunda-feira, 28, foi preso no Peru o foragido Bruno de Souza Costa, conhecido pelos vulgos “Gel”, “Marrone”, “K”, “2K” e “Baruque”. A ação é resultado da cooperação entre as autoridades brasileiras e a Polícia Nacional do Peru, que, munida das informações repassadas pela equipe acreana, realizou o cerco e efetuou a prisão.

Bruno figurava na lista da Difusão Vermelha da Interpol, um alerta internacional que permite a localização e captura imediata de criminosos procurados em qualquer parte do mundo. A inclusão do nome do criminoso no sistema foi fundamental para viabilizar a atuação das autoridades peruanas, que localizaram e detiveram o foragido em território estrangeiro.

Segundo as investigações, Bruno exercia o mais alto posto de liderança dentro da facção no Estado do Acre, sendo considerado o “01” da organização criminosa. Mesmo residindo fora do país, ele coordenava de forma remota toda a estrutura criminosa local, incluindo a execução de rivais, sequestros, o tráfico de drogas e armas, além de impor o controle interno da facção por meio de torturas e homicídios brutais.

O criminoso é investigado por envolvimento direto em uma série de assassinatos com requintes de crueldade, além de ordenar punições físicas e execuções de membros considerados “infratores” pelas regras da facção. As provas reunidas até o momento demonstram o seu papel de comando e a influência que mantinha sobre os demais integrantes, mesmo do exterior.

Com a prisão efetivada, as autoridades brasileiras deram início às tratativas para a extradição de Bruno ao Brasil, onde deverá responder por uma série de crimes graves. A Polícia Civil atua, neste momento, em articulação com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPAC), Polícia Federal e Ministério da Justiça, com o objetivo de garantir que o processo de extradição ocorra com celeridade e eficiência.

[ASSESORIA POLÍCIA CIVIL DO ACRE]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Polícia Civil do Acre atende mais de 200 pessoas de forma gratuita na zona rural de Rio Branco para emissão da Carteira de Identidade

Jamile Romano

Polícia Civil identifica dois corpos em avançado estado de decomposição por meio de trabalho técnico especializado

Jamile Romano

Polícia Civil prende condenado por roubo com participação em homicídio na zona rural de Rio Branco

Raimundo Souza

Polícia Civil do Acre desarticula quadrilha especializada em furtos de gado na fronteira com a Bolívia

Jamile Romano

Polícia explica como funcionava esquema da Esportes da Sorte com Deolane Bezerra; veja os detalhes

Raimundo Souza

Polícia Civil do Acre prende suspeito de roubos a postos de gasolina em Rio Branco

Raimundo Souza