26.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Marechal Thaumaturgo: MPAC obtém decisão que determina regularização de unidade de saúde

Publicado em 29/07/2025

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da 1ª Promotoria de Justiça Cível de Cruzeiro do Sul, obteve uma decisão judicial que obriga o Estado do Acre a adotar providências para regularizar a situação da Unidade Mista de Saúde de Marechal Thaumaturgo. A medida atende parcialmente ao pedido de tutela de urgência feito pelo MPAC em ação civil pública.

A ação civil pública visa corrigir diversas irregularidades estruturais e sanitárias na unidade hospitalar, entre as quais: infiltrações em áreas sensíveis, como a sala de pós-parto; falta de equipamentos essenciais, como eletrocardiograma e aparelho de raio-x; e armazenamento inadequado de prontuários médicos e materiais biológicos.

A Justiça reconheceu a gravidade das irregularidades constatadas pelo MPAC, que incluem ausência de alvarás e certificados obrigatórios, além das falhas estruturais.

Na decisão, a 2ª Vara Cível da Comarca de Cruzeiro do Sul estabeleceu um cronograma escalonado de cumprimento, dividido em três etapas.

O Estado deverá fornecer cilindros portáteis de oxigênio, conter riscos estruturais, criar um protocolo emergencial de transporte de pacientes, realizar manutenção de equipamentos inoperantes e adequar o armazenamento de prontuários e materiais biológicos, no prazo de até 60 dias.

Também deve apresentar um plano de ação com cronograma para adequações sanitárias da unidade, iniciar o processo de obtenção de alvarás e certificados exigidos, repor equipamentos médicos e implementar melhorias nas condições de trabalho dos profissionais de saúde, em até 90 dias.

Além disso, no prazo de 180 dias, o Estado deverá concluir os reparos definitivos na estrutura física da unidade, eliminar infiltrações e fungos, regularizar a documentação do estabelecimento e disponibilizar sistema de transporte adequado, incluindo uma embarcação para remoção de pacientes, além de meios terrestres adequados para remoção até o aeroporto da cidade.

Marcelina Freire – Agência de Notícias do MPAC

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Após 15 anos de lei federal, Acre ainda não garante bibliotecas nas escolas públicas

Jamile Romano

Governo do Acre prorroga inscrições para 3ª edição do Qualicafé até 29 de agosto

Raimundo Souza

Rio Branco obtém o reconhecimento federal de situação de emergência por causa de inundações

Marcio Nunes

Rio Acre chega na marca dos 17,75m e Rio Branco vive a 2ª maior enchente da história

Jamile Romano

Estado encaminha primeiras remessas de medicamentos e insumos do Ministério da Saúde aos municípios atingidos pela cheia dos rios

Jamile Romano

Bocalom visita obras do viaduto Mamed Bittar e destaca impactos positivos no trânsito de Rio Branco

Marcio Nunes