23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

MPAC lança selo e campanha “Acre Sem Racismo”

Publicado em 28/07/2025

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) lançou, nesta quinta-feira, 25, o selo “Acre Sem Racismo”, uma iniciativa que reconhece e estimula o compromisso de instituições públicas e privadas com a promoção da igualdade racial. A proposta integra uma campanha de mesmo nome, que busca fomentar o debate público e incentivar a adoção de políticas antirracistas em diferentes setores da sociedade.

Criado pela Comissão de Promoção da Igualdade Étnico-Racial do MPAC, o selo será concedido em duas categorias: Compromisso, voltada a instituições que, mesmo sem ações já consolidadas na área, assumem formalmente o compromisso de implementar medidas afirmativas por meio de um plano de trabalho; e Excelência, destinada àquelas que já desenvolvem práticas consistentes de promoção da igualdade racial e demonstram engajamento com a causa.

Durante o evento, o procurador-geral de Justiça, Danilo Lovisaro do Nascimento, destacou que a iniciativa representa um compromisso institucional com a promoção da equidade racial e o enfrentamento contínuo ao racismo em todas as suas formas.

“O racismo, em suas múltiplas formas — estrutural, institucional e cotidiana —, ainda persiste como um obstáculo à plena cidadania de milhões de brasileiros. No Acre, marcado pela diversidade étnica de seu povo, especialmente das populações negras e indígenas, essa realidade se impõe como um desafio coletivo, que exige de todos nós uma postura ativa, propositiva e transformadora. O Ministério Público quer ser um aliado nesse processo e espera, com esta iniciativa, contribuir para uma sociedade em que a justiça e a equidade não sejam apenas um ideal, mas uma experiência vivida por todos.”

O presidente da Comissão de Promoção da Igualdade Étnico-Racial do MPAC, promotor de Justiça Carlos Augusto Pescador, falou sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido com o objetivo de fortalecer o enfrentamento à discriminação racial e fomentar políticas institucionais voltadas à promoção da equidade entre os diferentes grupos étnico-raciais que compõem a sociedade acreana.

“O Ministério Público teve a sensibilidade de criar esta comissão, que vem atuando de forma comprometida na construção de mecanismos eficazes de prevenção e repressão ao racismo, promovendo ações que buscam transformar a realidade e garantir direitos”, afirmou.

O evento também contou com falas de representantes de entidades e movimentos sociais engajados na luta pela igualdade racial, entre elas a presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial do Acre, Gorete da Silva; a presidente da Associação de Mulheres Negras do Acre, Almerinda Cunha; e a representante da Associação de Travestis, Mulheres e Homens Trans do Acre, Kelme Spina. Em suas manifestações, elas destacaram a importância de fortalecer a articulação entre o poder público e a sociedade civil na construção de uma agenda antirracista efetiva, inclusiva e duradoura.

Também estiveram presentes representantes de instituições do Sistema de Justiça, além de membros dos poderes Executivo e Legislativo.

Palestra

A programação contou com a participação da advogada Lúcia Ribeiro, que proferiu a palestra “Construindo uma sociedade com equidade e justiça racial”. Em sua fala, ela explicou de forma didática como o racismo se manifesta na sociedade brasileira, destacando suas diferentes dimensões — estrutural, institucional e individual — e os impactos históricos e cotidianos dessas formas de discriminação na vida da população negra.

“O racismo vai além das condutas individuais. Está profundamente enraizado na estrutura simbólica e material da sociedade. Para superá-lo, é preciso mais do que educar indivíduos — é necessário um processo de transformação social abrangente”, afirmou a palestrante.

 

[Assessoria MP/AC]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo e Prefeitura de Mâncio Lima levam ação integrada com serviços de assistência e inclusão social à Comunidade Guarani

Raimundo Souza

Sebrae participa da abertura oficial da Expoacre Juruá 2025 e reforça apoio ao empreendedorismo local

Jamile Romano

Um motociclista ficou ferido após ser atingido por uma linha de pipa com cerol

Raimundo Souza

Viaduto Mamedio Bittar avança com 27 pilares prontos e início da etapa de aterro em Rio Branco

Jamile Romano

Oficina de Teatro com Sandra Buh encerra atividades no Teatro Hélio Melo

Marcio Nunes

Matrículas para a Educação de Jovens e Adultos se encerram nesta sexta

Marcio Nunes