22.3 C
Rio Branco
domingo, 24 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Violões fabricados por pessoas privadas de liberdade são destaque no estande do Iapen na primeira noite de Expoacre

Publicado em 27/07/2025

Violões fabricados por pessoas privadas de liberdade são expostos no estande do Iapen na Expoacre. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

O Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) iniciou a primeira noite da Expoacre apresentando diversos projetos de ressocialização para que a população possa conhecer o trabalho de reintegração social desenvolvido pela instituição. Entre os projetos está o Sons da Liberdade, a primeira fábrica de luthieria dentro do sistema prisional brasileiro.

O foco do projeto é profissionalizar as pessoas privadas de liberdade, ensinando o ofício de luthier, que fabrica e conserta instrumentos musicais, para que quando retornem ao convívio social, possam ter oportunidades no mercado de trabalho.

Vanusia Mota, que visitou o estande do Iapen aprovou os instrumentos musicais: “Gostei muito do modelo do violão”. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

Vanusia Mota, que passava pelo local com a família, se encantou pelo projeto. Ela está aprendendo a tocar violão e gostou da qualidade dos instrumentos: “Gostei muito do modelo do violão, ele facilita o aprendizado, a facilidade que eu tive de fazer a nota. Ter um projeto desses que ajuda eles [detentos], os que querem voltar à sociedade, trabalhar e com esse projeto eles saem com um curso e podem atuar nessa área”.

Policial penal, Jardel Costa explica que a área é muito promissora “existe a oportunidade de fazer o seu nome crescer e ser reconhecido em todo o Brasil”. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

O policial penal Jardel Costa é luthier e foi quem idealizou o projeto. Ele explica que esta é uma boa área de atuação: “Antes de ser policial penal, a renda que eu tinha era da luthieria, então é um mercado muito bom. Existe a oportunidade de fazer o seu nome crescer e ser reconhecido em todo o Brasil. Essa oportunidade que é dada para os apenados é única, porque é muito difícil para quem tá fora do sistema prisional ter um curso desses, eu mesmo tive que esperar anos para conseguir”.

Os violões estão disponíveis para venda durante a feira, e todo o valor arrecadado será revertido ao Fundo Penitenciário do Acre e destinado à manutenção do projeto.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo celebra entrega de unidade móvel à Defensoria Pública do Acre com ampliação do acesso jurídico para a população

Jamile Romano

Governo do assina ordem de serviço de R$ 3,3 milhões para reforma e investimentos em laboratórios de pesquisa da Funtac

Marcio Nunes

Dólar fecha em R$ 5,91, maior valor da história, com incerteza fiscal; bolsa despenca

Marcio Nunes

Durante festival, Povo Puyanawa celebra independência econômica com alta produção de farinha de mandioca

Raimundo Souza

Presidente do Sebrae Nacional visita o Acre e reforça importância dos pequenos negócios na economia brasileira

Kevin Souza

Justiça volta atrás e decreta prisão de homem que tentou estuprar mulher no Horto Florestal, em Rio Branco

Jamile Romano