28.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Violões fabricados por pessoas privadas de liberdade são destaque no estande do Iapen na primeira noite de Expoacre

Violões fabricados por pessoas privadas de liberdade são expostos no estande do Iapen na Expoacre. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

O Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) iniciou a primeira noite da Expoacre apresentando diversos projetos de ressocialização para que a população possa conhecer o trabalho de reintegração social desenvolvido pela instituição. Entre os projetos está o Sons da Liberdade, a primeira fábrica de luthieria dentro do sistema prisional brasileiro.

O foco do projeto é profissionalizar as pessoas privadas de liberdade, ensinando o ofício de luthier, que fabrica e conserta instrumentos musicais, para que quando retornem ao convívio social, possam ter oportunidades no mercado de trabalho.

Vanusia Mota, que visitou o estande do Iapen aprovou os instrumentos musicais: “Gostei muito do modelo do violão”. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

Vanusia Mota, que passava pelo local com a família, se encantou pelo projeto. Ela está aprendendo a tocar violão e gostou da qualidade dos instrumentos: “Gostei muito do modelo do violão, ele facilita o aprendizado, a facilidade que eu tive de fazer a nota. Ter um projeto desses que ajuda eles [detentos], os que querem voltar à sociedade, trabalhar e com esse projeto eles saem com um curso e podem atuar nessa área”.

Policial penal, Jardel Costa explica que a área é muito promissora “existe a oportunidade de fazer o seu nome crescer e ser reconhecido em todo o Brasil”. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

O policial penal Jardel Costa é luthier e foi quem idealizou o projeto. Ele explica que esta é uma boa área de atuação: “Antes de ser policial penal, a renda que eu tinha era da luthieria, então é um mercado muito bom. Existe a oportunidade de fazer o seu nome crescer e ser reconhecido em todo o Brasil. Essa oportunidade que é dada para os apenados é única, porque é muito difícil para quem tá fora do sistema prisional ter um curso desses, eu mesmo tive que esperar anos para conseguir”.

Os violões estão disponíveis para venda durante a feira, e todo o valor arrecadado será revertido ao Fundo Penitenciário do Acre e destinado à manutenção do projeto.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Serasa abre dia de negociação de dívidas

Redacao

Carnaval do Via Verde Shopping tem concurso pet e desfile de fantasias

Jamile Romano

Acre fortalece segurança nas fronteiras com encerramento do Curso Operacional Integrado de Segurança Pública

Raimundo Souza

Grupo Especial de Operações em Fronteiras do Acre completa cinco anos de combate ao crime

Marcio Nunes

Acreano que recebeu ajuda de Gusttavo Lima viaja para realizar implante cerebral

Kevin Souza

Operações da PF sobre emendas pressionam novos presidentes do Congresso

Raimundo Souza