24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Expoacre 50 anos começa com Cavalgada marcante que exalta a força da tradição no estado

Cavalgada abre oficialmente a Expoacre, que nesta edição comemora 50 anos. Foto: Diego Gurgel/Secom

A Avenida Chico Mendes foi tomada por uma multidão na manhã deste sábado, 26, em Rio Branco, durante a tradicional Cavalgada que marca o início da Expoacre, o maior evento agropecuário e cultural do estado. Entre cavalos, bandeiras e aplausos, o público celebrou com entusiasmo a força da tradição, o espírito de reencontro, as oportunidades de negócio e o clima contagiante de entretenimento.

Cavalgada abre oficialmente a Expoacre, que nesta edição comemora 50 anos. Foto: Diego Gurgel/Secom

Ao declarar oficialmente aberta a Expoacre, o governador Gladson Camelí expressou o desejo de que todos aproveitassem a festa intensamente e se unissem ao Poder Público no compromisso de tornar esta edição uma celebração histórica.

Segundo a organização, estavam inscritos: doze jipes, 137 quadriciclos e 160 cavalos.

“Vamos fazer uma Cavalgada com respeito, com prudência, tranquilidade e respeito às crianças. Estou aqui com meu filho, minha namorada e é a melhor opção que vamos ter. O sentimento hoje é de gratidão e quero deixar uma mensagem de esperança para o nosso estado. Vamos juntos”, destacou.

De acordo com o governador, a união entre os poderes é fundamental para o sucesso crescente da festa. Ele enfatizou que o envolvimento de diferentes atores e o engajamento dos servidores públicos são diferenciais que tornam a Expoacre o evento mais comentado do estado.

“Quero agradecer a Deus e todas as pessoas que acreditam no nosso estado. Não tenho dúvidas que esta edição vai ser histórica para o nosso estado.”

Anfitrião da festa destacou a expectativa para este ano em fazer uma edição histórica. Foto: Diego Gurgel/Secom

Tradição e conexão

Emilly Suarez, 23 anos, participou da Cavalgada ao lado dos amigos. Para ela, o evento representa mais do que diversão, é símbolo de união e celebração coletiva. Juntos, eles planejam cada detalhe com antecedência, e nesta edição, Emilly espera viver momentos memoráveis que ficarão marcados na história do grupo.

“Nesses 50 anos de Expoacre a gente espera uma festa que todo mundo possa se divertir porque a alegria é o mais importante. A gente já se organiza antes e fica ansioso pra esse momento”, espera.

Edilson Araújo, como produtor, diz que o momento é de fortalecer uma tradição do agronegócio. “Cavalgada para mim e para a maioria dos criadores é uma tradição, por isso todos os anos estamos aqui para manter isso.”

Aos 41 anos, Ju Berlamino relembra que, desde criança, a Cavalgada fazia parte da tradição familiar. Para ela, o evento carrega o sabor das memórias afetivas, sendo um momento de reencontro com amigos queridos e de reconexão com suas raízes.

“A gente acompanha o evento há muito tempo. Eu já tenho 41 anos, eu acho que eu venho desde os meus 10. Então assim, a família ama a Expoacre, a gente adora o evento e se prepara o ano todo. Fechamos a fazenda com a peãozada e ficamos aqui todos juntos, mantendo a tradição.”

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Pelotão de Cães do Bombeiro completa quatro anos com treinamento de detecção de restos mortais

Raimundo Souza

Com mais de 11 mil procedimentos realizados em 2025, Opera Acre agenda 573 novas cirurgias para outubro

Kevin Souza

Gladson anuncia show de Roberto Carlos no Arena da Floresta

Raimundo Souza

Sebrae fortalece pequenos negócios com o programa ALI Produtividade

Jamile Romano

Estado atualiza boletim com 20 casos suspeitos de sarampo

Jamile Romano

Vice-governadora Mailza lidera delegação do Acre na 17ª Semana do Clima em Nova York

Raimundo Souza