Foto: Reprodução Ac24horas
Edilberto Afonso de Moraes, o Betão, figura icônica do agronegócio acriano, marcou presença neste sábado, 26 de julho, na Cavalgada 2025. O evento tradicionalmente sinaliza a abertura oficial da Expoacre, a maior feira de negócios e entretenimento do estado.
Betão, considerado uma das figuras mais importantes do setor, participou do tradicional desfile ruralista na companhia de sua família e amigos.
“Graças a Deus, mais uma cavalgada. Trouxe todo mundo hoje, todo mundo veio. Essa é a melhor festa do Acre”, disse em entrevista ao repórter David Medeiros.
Ao longo de seus 72 anos, Betão construiu uma vida de trabalho árduo e dedicação incansável. Ele é o proprietário da Fazenda Piracema, situada na Estrada Transacreana, em Rio Branco, um espaço que ele transformou em um destino popular para lazer e convívio familiar, além de gerenciar diversos outros empreendimentos.
A jornada de Betão começou cedo, com ele explorando uma variedade de ocupações. Ele trabalhou em uma olaria, foi taxista, e administrou um boteco e até uma boutique. Por muitos anos, ele se dedicou à atividade de marreteiro, percorrendo a cavalo para comprar e vender gado.
A trajetória de Betão está intrinsecamente ligada à história econômica do Acre. Ele foi um dos fundadores do Frisacre, o primeiro frigorífico do estado, inaugurado em 1988. Esse empreendimento chegou a gerar mais de 500 empregos diretos, marcando um impacto significativo na economia local.
Nascido em Rio Branco em 1952, Betão é filho de pais cearenses que migraram para o Acre durante o Ciclo da Borracha. Ele é um dos nove irmãos de uma família que mantém fortes laços com a vida no campo.
“Desde novinho sempre tive vontade de conquistar as coisas. Sempre fui o mais saído da família”, recordou Betão em uma entrevista ao Ac 24 horas em 2015.

