25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Governo promove evento em homenagem ao Dia da Mulher Negra, Latina e Caribenha em Cruzeiro do Sul

O governo, por meio da Secretaria de Estado das Mulheres (Semulher), realizou nesta sexta-feira, 25, uma programação especial em comemoração ao Dia da Mulher Negra, Latina e Caribenha, no Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), em Cruzeiro do Sul. O encontro reuniu representantes de movimentos sociais, profissionais da saúde e da educação, além de mulheres da comunidade local.

Palestras e outras atividades foram promovidas pelo Cram. Foto: Édson Fernandes/Secom.

A data, comemorada anualmente, reconhece a resistência e a contribuição histórica das mulheres negras da América Latina e do Caribe. Também presta homenagem à líder quilombola Tereza de Benguela, símbolo de luta contra o racismo, a opressão de gênero e as desigualdades sociais. A ocasião é uma oportunidade para dar visibilidade às narrativas e vivências dessas mulheres que historicamente enfrentam múltiplas formas de discriminação.

Mulheres participam de atividades alusivas ao dia da mulher negra, latina e caribenha. Foto: Édson Fernandes/Secom

Durante o evento, a nutricionista Edilamar Marques abordou temas ligados à saúde da mulher negra, com foco na alimentação como instrumento de autocuidado e dignidade. “Esse é um evento de escuta e reflexão para um assunto que é tão importante ser discutido em nossa sociedade”, comentou.

Coordenação Regional da Mulher, promoveu manhã de atividades para celebrar o Dia da Mulher Negra, Latina e Caribenha. Foto: Édson Fernandes/Secom

“É um momento para celebrar conquistas, ouvir histórias e impulsionar novas iniciativas que contribuam para a equidade e respeito às diferenças”, afirmou a coordenadora da Semulher em Cruzeiro do Sul, Jamaira Freitas,

Na programação foi ministrada uma palestra, realizadas atividades culturais e oferecido um coffee break, proporcionando um espaço de acolhimento, troca de experiências e fortalecimento das ações voltadas para o enfrentamento ao racismo e à violência de gênero no estado.

Participação das mulheres negras, latinas e caribenhas. Foto: Édson Fernandes/Secom

A professora Cibele Clemente trouxe uma reflexão sobre identidade, ancestralidade e os desafios enfrentados no ambiente educacional e na sociedade em geral. “Como educadora busco promover espaços onde nossas crianças e jovens possam se reconhecer em suas histórias, compreender o valor de suas raízes e se sentirem representados.”

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governador sanciona lei instituindo Bolsa Qualificação que beneficia servidores da Saúde

Marcio Nunes

Final do rodeio da Expoacre Juruá evidencia a bravura e determinação dos peões

Raimundo Souza

Prefeitura de Rio Branco fornece insumos ao Governo do Estado na recuperação de ramais na zona rural da capital

Raimundo Souza

Governo do Estado e Ifac assinam protocolo de intenções para ampliar benefícios do programa Mulheres Mil

Raimundo Souza

Com aulas suspensas por causa da fumaça, alunos da rede estadual no AC devem ter atividades complementares de forma remota

Jamile Romano

Acre contribui com a definição das 100 propostas de políticas públicas nacionais de meio ambiente para o enfrentamento à crise climática

Raimundo Souza