24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Parceria entre Estado e Judiciário garante proteção a crianças e adolescentes na Expoacre

O governo do Estado, em parceria com o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), tem intensificado os esforços para fiscalizar as regras de acesso e permanência de crianças e adolescentes no Parque de Exposições Wildy Viana, durante a 50ª edição da Expoacre, que começa neste sábado, 25.

Por esse motivo, a Divisão de Proteção da 2ª Vara da Infância e da Juventude do TJAC apresentou às empresas responsáveis pela segurança da feira as normas determinadas pelo Poder Judiciário sobre o acesso de menores ao parque e também aos shows.

Uma reunião de alinhamento foi realizada na tarde desta sexta-feira, 25. Foto: Ingrid Kelly/Secom

Em cumprimento a essas diretrizes, a revista na entrada será realizada por equipes de segurança privada, sob supervisão da Polícia Militar do Acre (PMAC). A fiscalização será intensificada tanto nos portões de acesso quanto na entrada da área dos shows, com o objetivo de garantir que nenhum menor esteja desacompanhado ou fora do horário permitido.

Além disso, segundo o vice-coordenador da Divisão, Hudson Magalhães, também será realizado o controle da presença de menores portando bebidas alcoólicas, cigarros ou outras substâncias que causam dependência.

“A cooperação está excelente. Acabamos de realizar uma reunião com as empresas que irão controlar o acesso aos shows e ao parque, porque vamos atuar em conjunto. Nosso papel também é fiscalizar o trabalho deles. Estamos unidos e esperamos que tudo corra bem. Quanto mais fiscalização houver, mais a população se educa e evita burlar as regras”, destacou Hudson.

Expoacre promete ser a maior edição da história e segurança dos menores é prioridade. Foto: Ingrid Kelly/Secom

De acordo com as diretrizes, menores de 16 anos só poderão entrar e permanecer no local acompanhados por um responsável. A presença de pessoas nessa faixa etária desacompanhadas será proibida em qualquer horário.

Já adolescentes de 16 e 17 anos poderão entrar e permanecer no evento desacompanhados, mas apenas até a meia-noite. Após esse horário, será obrigatória a presença de um acompanhante, seguindo os mesmos critérios exigidos para menores de 16 anos.

Confira as regras de permanência de crianças e adolescentes no parque e shows. Foto: Ingrid Kelly/Secom

O responsável pela empresa Doze Segurança, que atuará nas revistas e fiscalizações na área dos shows, Moisés Serafim, afirmou que o apoio do governo estadual e o reforço da PMAC são fundamentais para o bom andamento da operação.

“As instruções que recebemos nos dão respaldo, pois lidamos com uma grande dificuldade em relação à falta de compreensão de algumas pessoas quanto às proibições. Na maioria das vezes há conflitos, mas já conseguimos entender melhor a situação e contamos com o apoio do Poder Judiciário e da Polícia Militar, que darão suporte ao nosso efetivo”, pontuou Moisés.

Empresas de segurança contarão com a supervisão da Polícia Militar durante as noites de feira. Foto: Ingrid Kelly/Secom

São considerados acompanhantes autorizados os pais, avós, irmãos, tios, padrasto, madrasta ou qualquer pessoa maior de idade, desde que tenha autorização dos responsáveis legais e esteja portando documento de identificação com foto.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

TJAC e Iapen concluem curso de Justiça Restaurativa no presídio feminino de Rio Branco

Raimundo Souza

Câmara aprova projeto relatado por Socorro Neri que permite recuperação de tempo de serviço a servidores durante pandemia

Kevin Souza

Os familiares de Flaviano Melo, Presidente Estadual do MDB, agradecem ao Governador Gladson Cameli

Raimundo Souza

No Acre, consumo de energia aumenta quase 22% em agosto

Marcio Nunes

Fique atento: Unidades de Saúde de Rio Branco estarão abertas durante o feriado e fim de semana

Marcio Nunes

Datafolha: 61% dizem não votar em candidato que promete livrar Bolsonaro

Raimundo Souza