25.3 C
Rio Branco
terça-feira, 25 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Casos de SRAG mantêm Acre em estado de atenção, alerta Fiocruz

O Acre permanece em estado de alerta para casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), principalmente entre crianças pequenas e idosos, apesar da tendência de queda registrada em grande parte do país. A informação consta no boletim InfoGripe, divulgado na última quinta-feira (17) pela Fiocruz.

Assim como outros estados da região Norte, o Acre apresenta níveis moderados a altos de SRAG, com maior incidência entre crianças menores de cinco anos , grupo mais vulnerável ao vírus sincicial respiratório (VSR), principal agente da síndrome nessa faixa etária. O estado figura entre as unidades da federação com alerta persistente, ao lado de Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia e Roraima.

Segundo o levantamento, o VSR continua sendo o vírus mais comum entre crianças, seguido pelo rinovírus e pela Influenza A. Já entre os idosos, a Influenza A é a principal causa de hospitalizações e mortes por SRAG.

A pesquisadora Tatiana Portella, do InfoGripe, alerta que, mesmo com a queda de casos em algumas regiões, a taxa de incidência ainda é preocupante.

Desde o início de 2025, foram registradas 7.660 mortes por SRAG no país. Desses óbitos, 53,7% foram causados por vírus respiratórios, sendo a Influenza A responsável por 54,7% das mortes, seguida por covid-19 (23,3%), VSR (10,7%), rinovírus (10,2%) e Influenza B (1,7%).

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Quase metade da população adulta do Acre está inadimplente, aponta levantamento

Jamile Romano

Ieptec apresenta experimentos inovadores na Mostra Viver Ciência 2024

Raimundo Souza

Governador entrega equipamentos agrícolas para fortalecer a produção rural no Complexo de Florestas do Rio Gregório

Marcio Nunes

Acre pode perder mais de R$ 100 milhões em arrecadação a partir de 2026, aponta relatório fiscal

Jamile Romano

Governo irá ampliar ações de educação profissionalizante ofertadas pelo Ieptec

Jamile Romano

Prefeitura inicia campanha gratuita de vacinação antirrábica; confira os detalhes

Jamile Romano