35.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Casos de SRAG mantêm Acre em estado de atenção, alerta Fiocruz

Publicado em 21/07/2025

O Acre permanece em estado de alerta para casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), principalmente entre crianças pequenas e idosos, apesar da tendência de queda registrada em grande parte do país. A informação consta no boletim InfoGripe, divulgado na última quinta-feira (17) pela Fiocruz.

Assim como outros estados da região Norte, o Acre apresenta níveis moderados a altos de SRAG, com maior incidência entre crianças menores de cinco anos , grupo mais vulnerável ao vírus sincicial respiratório (VSR), principal agente da síndrome nessa faixa etária. O estado figura entre as unidades da federação com alerta persistente, ao lado de Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia e Roraima.

Segundo o levantamento, o VSR continua sendo o vírus mais comum entre crianças, seguido pelo rinovírus e pela Influenza A. Já entre os idosos, a Influenza A é a principal causa de hospitalizações e mortes por SRAG.

A pesquisadora Tatiana Portella, do InfoGripe, alerta que, mesmo com a queda de casos em algumas regiões, a taxa de incidência ainda é preocupante.

Desde o início de 2025, foram registradas 7.660 mortes por SRAG no país. Desses óbitos, 53,7% foram causados por vírus respiratórios, sendo a Influenza A responsável por 54,7% das mortes, seguida por covid-19 (23,3%), VSR (10,7%), rinovírus (10,2%) e Influenza B (1,7%).

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Com retomada de transplantes renais, governo celebra melhorias no maior complexo hospitalar do Acre

Raimundo Souza

MPF recomenda cumprimento de cota para negros em concurso para professores do Instituto Federal do Acre

Jamile Romano

FEM oferece nesta quarta-feira , cursos, exposições e atividades esportivas gratuitas em Rio Branco; confira

Jamile Romano

Senador Sérgio Petecão solicita liberação de R$ 64,8 milhões para municípios do Acre

Marcio Nunes

Defensoria Pública e Ieptec lançam projeto “Cuida, maninha!” com cursos profissionalizantes para mulheres em vulnerabilidade

Marcio Nunes

Membros da governança reforçam importância da participação social na construção das políticas ambientais do Sisa

Raimundo Souza