25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Governo do Estado, Prefeitura de Mâncio Lima e Incra promovem 30ª edição do Projeto Cidadão

Para levar cidadania, dignidade e acesso a direitos fundamentais para a população mais vulnerável, o governo, em parceria com a prefeitura de Mâncio Lima, realizou mais uma edição do Projeto Cidadão no sábado, 19. A 30ª edição do projeto ofertou inúmeros serviços essenciais nas áreas de documentação civil, assistência social, saúde e justiça, beneficiando centenas de moradores da região, incluindo famílias da zona rural e comunidades ribeirinhas.

População de Mâncio Lima é beneficiada com ações do Projeto Cidadão. Foto: Édson Fernandes/Secom

Participaram das atividades, diversos órgãos e instituições, entre eles o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), a Defensoria Pública, o Ministério Público do Estado (MPAC), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a Polícia Civil, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), e a OCA Móvel.

Governo leva serviços públicos para população manciolimense. Foto: Édson Fernandes/Secom

Durante o evento, a população teve acesso gratuito à emissão de documentos como certidões de nascimento e casamento, carteira de identidade (novo RG), CPF, título de eleitor, certidão de antecedentes criminais e carteira de trabalho digital. A dona de casa Marivalda de Souza Rocha, moradora da zona rural, foi uma das beneficiadas com a emissão da nova identidade:

“Se não fosse pelo Projeto Cidadão, eu teria que custear uma nova carteira e não tenho condições. Esse tipo de ação muda a vida da gente.”

“Que alegria ter um novo documento a custo zero”, disse Marivalda. Foto: Édson Fernandes/Secom

O diretor do Instituto de Identificação, Júlio César da Silva, destacou o pioneirismo do estado:

“O Acre foi o primeiro estado do Brasil a emitir a nova identidade, alinhada ao padrão nacional. Com isso, garantimos mais segurança e cidadania para todos os acreanos.”

Polícia Civil emite novas carteiras de identidade em Mâncio Lima. Foto: Édson Fernandes/Secom

Outros serviços foram disponibilizados para a população como atendimentos de saúde, com consultas com clínico geral, atendimento odontológico, vacinação, testes rápidos e distribuição gratuita de medicamentos. Serviços da assistência social também foram ofertados, promovendo acolhimento e orientações para famílias em situação de vulnerabilidade.

Por meio do Programa Juntos pelo Acre, vestuário social promove dignidade para população em situação de vulnerabilidade social. Foto: Édson Fernandes/Secom

Outro destaque foi a entrega de kits de vestuário social por meio do programa Juntos pelo Acre. A dona de casa Cirlene Moura agradeceu ao receber roupas novas:

“É uma benção receber esse kit. Roupa nova é dignidade, é autoestima.”

Vestuário social é um sucesso durante o Projeto Cidadão. Foto: Édson Fernandes/Secom

A OCA Móvel levou ainda mais agilidade aos serviços, com emissão de documentos como segunda via de CPF e certidão de antecedentes criminais. A supervisora Érica Santos ressaltou a importância da estrutura móvel:

“Com a OCA Móvel, conseguimos atender até mesmo nos locais mais distantes, garantindo o acesso a serviços essenciais para quem mais precisa.”

Oca móvel levando serviços importantes a população. Foto: Édson Fernandes/Secom

Na área fundiária, o Incra atuou na regularização de terras em comunidades ribeirinhas, promovendo segurança jurídica para famílias do campo. O superintendente Márcio Alecio reforçou a importância da ação:

“Estamos garantindo justiça social e segurança jurídica para famílias que, por anos, viveram em situação de irregularidade. Agora, com apoio do governo, elas têm seus direitos reconhecidos e a posse legal da terra.”

“Esse projeto só é possível com a parceira do governo”, afirmou o gestor municipal. Foto: Édson Fernandes/Secom

O prefeito de Mâncio Lima, Zé Luís, destacou a relevância da parceria com o governo do Estado: “Esse projeto só é possível graças à união de esforços entre o município e o governo estadual. Quando trabalhamos juntos, conseguimos transformar a vida das pessoas.”

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Rio Branco terá Megafeirão de Emprego para impulsionar contratações no fim do ano

Kevin Souza

Rio Branco sediará pela primeira vez o maior evento de jiu-jitsu do mundo

Marcio Nunes

Segurança Pública realiza aula inaugural do 7° curso do Plano de Gestão de Crise de Segurança nas Cidades

Kevin Souza

Polícia Civil do Acre prende foragida da Justiça do Paraná em Sena Madureira

Redacao

Governo abre programação do Mês da Pessoa Idosa com ação na ala geriátrica da Fundhacre

Redacao

Governo do Acre sanciona lei para regulamentar soltura de pipas e proibir uso de cerol

Jamile Romano