24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Secretaria de Agricultura promove atendimento técnico na Reserva Extrativista Chico Mendes

Foram emitidos 47 novos registros no CAF e na classificação de mil quilos de amêndoas de cacau. Foto:cedida.

Para fortalecer a agricultura familiar e o extrativismo, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), realizou na última quarta-feira,16, uma ação de atendimento técnico nas comunidades do Seringal Guanabara e Amapá, localizadas na Reserva Extrativista Chico Mendes. A ação teve como objetivo atender às famílias da agricultura familiar, emitindo registros de inscrição no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e na classificação de amêndoas de cacau, um dos principais produtos da região.

Durante a ação, foram emitidos 47 novos registros no CAF e na classificação de mil quilos de amêndoas de cacau, sendo este um passo fundamental para a valorização da produção local e o acesso a novos mercados. O CAF é um instrumento essencial para que os agricultores familiares possam acessar políticas públicas, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Estadual de Aquisição de Alimentos (PEAA).

“Estamos aqui para agradecer essa parceria muito importante com a Seagri, em que os produtores receberam os CAFs e agora vão poder melhorar as condições financeiras deles por meio do acesso aos subsídios da borracha e aos programas do governo federal. E com a vinda desses técnicos que fizeram a classificação daquelas amêndoas, possibilitou aos produtores agregar valor aos produtos “, destacou a presidente da Coopergrãos, Jaira da Silva.

Ação garante a regularização dos produtores no CAF abrindo portas para a comercialização de seus produtos em programas governamentais.Foto:cedida.

Além das emissões do CAF e da classificação técnica das amêndoas produzidas na região, a equipe fez o registro de demandas e levantamento de dados socioeconômicos das famílias atendidas.

A ação garante a regularização dos produtores no CAF abrindo portas para a comercialização de seus produtos em programas governamentais, garantindo renda e segurança alimentar. Já a avaliação da produção de cacau, agrega valor ao produto e fortalece a cadeia produtiva local.

“Esta ação reforça nossa dedicação em garantir que os benefícios e as políticas públicas cheguem a quem mais precisa, valorizando a produção de qualidade e assegurando a permanência sustentável do homem e da mulher no campo”, ressaltou o secretário de Agricultura, José Luis Tchê.

Os atendimentos coordenados por técnicos da Seagri, contou também com a parceria de instituições como o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), a Cooperativa de Produção e Comercialização de Grãos de Brasileia (Coopegrãos) e a Secretaria de Agricultura do município de Brasileia.

A presença da Seagri e de seus parceiros no apoio aos moradores da Reserva Chico Mendes, fortalece  o desenvolvimento de produção sustentável, gerando renda aliada à conservação ambiental.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Durante agenda em Paris, Janja se atrasa e esnoba jornalistas

Raimundo Souza

MPAC ingressa com pedido judicial para garantir atendimento a crianças na fila de espera no Centro de Atendimento ao Autista

Jamile Romano

No feriado da Consciência Negra, dia 20 de novembro, confira o que funciona e o que estará fechado

Raimundo Souza

Cerimônia celebra boas práticas no comércio acreano com entrega do Selo Rota da Qualidade

Raimundo Souza

Mais de 200 mulheres já receberam atendimento especializado na carreta do Agora Tem Especialistas

Raimundo Souza

Sebrae e Central de Cooperativas do Juruá realizam Seminário da IG da Farinha de Cruzeiro do Sul

Jamile Romano