28.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 27 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
MundoMundo

Por que os EUA temem o Pix?

Publicado em 17/07/2025

A resposta envolve poucas, mas grandes empresas do mundo financeiro – como as operadoras de cartão de crédito – e as plataformas de tecnologia – como as donas dos aplicativos de mensagem.

Nesses dois mercados, multinacionais norte-americanas como Visa, Mastercard, Google, Apple ou WhatsApp lideram seus mercados globais. Essas marcas, porém, encaram esses novos sistemas de pagamento como concorrentes.

A criação de sistemas de pagamentos instantâneos tem sido um fenômeno especialmente em países emergentes.

No fim dos anos 2000, países da África começaram a ver a popularização de sistemas que usavam a tecnologia do SMS para guarda e transferência de dinheiro.

Sistemas como o M-Pesa, criado no Quênia, cruzaram fronteiras e se tornaram um amplo sistema de pagamentos com baixíssimos custos para pessoas físicas em vários países africanos. E o mais importante: sem a intermediação de agentes financeiros tradicionais.

Não há, necessariamente, um banco ou uma grande bandeira de cartão de crédito por trás do M-Pesa. A operação ocorre basicamente entre o cliente, pequenos varejistas e a operadora de telefonia celular.

Nos últimos anos, outra tecnologia mais avançada surgiu – novamente em países emergentes.

Primeiro, a Indonésia lançou o QRIS em 2019. O sistema usa um padrão para criação de um QR code para a transferência de dinheiro entre pessoas físicas e/ou empresas.

O sistema foi criado pelo Banco Central da Indonésia e oferece a possibilidade de transferências em tempo real gratuitas para os clientes.

No ano seguinte, em 2020, o Brasil lançou sistema semelhante: o Pix. Novamente, o ambiente foi criado por um órgão público: o Banco Central do Brasil.

O sucesso foi instantâneo nos dois países, especialmente pela popularidade dos telefones celulares na população indonésia e brasileira. Além disso, ambas operações são gratuitas para os clientes.Grandes empresas norte-americanas encaram esses sistemas como um concorrente a meios de pagamento tradicionais, como os cartões de crédito, ou os aplicativos de transferência de dinheiro, como Apple Pay, Google Pay ou o WhatsApp Pay.

[CNN]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Apenas dez países entregaram metas climáticas; prazo termina segunda

Raimundo Souza

Elon Musk defende que urnas eletrônicas sejam eliminadas

Raimundo Souza

Campanha de Trump sugere questionar resultados e temor de violência aumenta

Raimundo Souza

Donald Trump escolhe senador J.D. Vance como candidato a vice-presidente

Marcio Nunes

No 5º voo, SpaceX recupera primeiro estágio do Starship

Raimundo Souza

Wagner Moura faz história ao vencer Globo de Ouro de melhor ator

Raimundo Souza