26.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Em Tarauacá e Feijó, Semulher dá continuidade à etapa municipal da 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres

Publicado em 12/07/2025

Dando continuidade à etapa municipal da 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), realizou mais dois dias de evento, desta vez em Feijó e Tarauacá, nessa quinta-feira, 10, e sexta-feira, 11, respectivamente. Com o tema ‘Mais Democracia, Mais Igualdade e Conquistas para Todas’, o projeto é efetuado sob a coordenação da pasta e do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim).

Em Tarauacá, Conferência ocorreu nesta sexta-feira, 11. Foto: Franklin Lima/Semulher

A conferência tem como objetivo reunir propostas que contribuam para o fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres, considerando a diversidade de contextos e experiências. As decisões tomadas nas etapas municipais e regionais serão encaminhadas à Comissão Organizadora Estadual e, posteriormente, consolidadas para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres.

De acordo com a titular da Semulher, Márdhia El-Shawwa Pereira, a conferência tem grande potencial para fortalecer as políticas voltadas ao público feminino e reforça o compromisso do Estado em aprimorar as ações já desenvolvidas em prol das mulheres.

“A conferência é um espaço ímpar, um momento precioso que observamos, bem de perto, como se cria, articula e pensa política pública. Temos muito a avançar e alcançar com isso. Queremos escutar todas as mulheres, aquelas dos territórios mais distantes, aquelas que sabem a necessidade do seu município e queiram contribuir e construir juntas”, destacou.

Secretária da Mulher, Márdhia El-Shawwa ressaltou a importância do evento. Foto: Franklin Lima/Semulher

A conferência está organizada em seis eixos temáticos que orientam os debates e a formulação de propostas. Um dos temas centrais é a autonomia econômica das mulheres e a promoção da igualdade no mercado de trabalho. Também são discutidas ações de enfrentamento a todas as formas de violência de gênero. A saúde integral das mulheres, incluindo os direitos sexuais e reprodutivos, compõe outro eixo importante.

Conferência em Tarauacá reuniu muitas mulheres do município que lutam pela causa. Foto: Franklin Lima/Semulher

Além disso, a pauta inclui ainda a ampliação da participação política feminina e o fortalecimento das instituições voltadas à igualdade de gênero. As discussões abrangem, também, o desenvolvimento sustentável, com foco no direito à terra e à moradia. A diversidade e a inclusão são tratadas com ênfase no combate às discriminações e no reconhecimento das interseccionalidades.

“Ficamos muito felizes em acompanhar essas etapas, pois isso só reforça o compromisso que os municípios têm em alinhar estratégias e melhorias com o Estado nas políticas públicas para as mulheres”, afirmou a diretora de Políticas para Mulheres da Semulher, Laura Souza.

Laura é diretora de Políticas para Mulheres da Semulher. Foto: Franklin Lima/Semulher

Inclusão e valorização

A parceria entre o governo do Estado e as administrações municipais é fundamental para assegurar a realização contínua de eventos dessa importância em todo o Acre. Essa cooperação fortalece o acesso das mulheres acreanas à informação e amplia o conhecimento sobre seus direitos.

Com a maioria vestindo roupas rosas, reunião em Feijó foi um sucesso. Foto: Franklin Lima/Semulher

A coordenadora do Organismo de Políticas para Mulheres (OPM) de Feijó, Pamela Morais, enfatizou: “Me sinto incluída e valorizada em um ambiente como esse, onde políticas públicas são discutidas e articuladas. Precisamos avançar cada vez mais e acredito que esse é o caminho certo.”

“Me sinto incluída e valorizada”, disse Pamela. Foto: Franklin Lima/Semulher

A fase estadual da 5ª Conferência está prevista para o dia 11 de agosto, em Rio Branco. Até lá, os 22 municípios do Acre devem realizar as etapas municipais, conforme indica o cronograma estabelecido pela Comissão Organizadora Estadual.

Antonieta Anastácio representa o Cedim na fase municipal da Conferência. Foto: Franklin Lima/Semulher

“Um passo importante em busca de mais democracia, mais igualdade e mais conquistas para todas. Seguimos avançando cada vez mais por aquelas que mais precisam”, reforçou a representante do Cedim, Antonieta Anastácio.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

No Dia da Consciência Negra, Estado reconhece o passado para valorizar a luta e avançar em direitos

Raimundo Souza

Após vistoria do Ministério da Saúde, Fundhacre entra na fase final para habilitação de transplante ósseo

Jamile Romano

MPF requer na Justiça com ação para obrigar funcionamento do Conselho Penitenciário do Acre

Jamile Romano

Sebrae apresenta produtos desenvolvidos por empreendedores do Acre na Feira do Empreendedor

Marcio Nunes

No Juruá, Semulher promove palestra sobre direitos das mulheres no mercado de trabalho

Raimundo Souza

Governo do Acre abre credenciamento para avaliadores de projetos culturais

Jamile Romano