25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Governo promove cidadania em Porto Acre com OCA Móvel e entrega de equipamentos para mototaxistas

Democratizando o acesso à cidadania e garantindo melhores condições de trabalho para profissionais, o governador Gladson Camelí esteve na manhã desta quinta-feira, 10, em Porto Acre para o lançamento dos atendimentos da OCA Móvel e a cerimônia de entrega de coletes e capacetes gratuitos para mototaxistas da região, projeto do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Durante a cerimônia, o chefe de Estado reforçou o compromisso da gestão com a descentralização dos serviços públicos e a valorização dos municípios: “Nossa grande meta é colocar o poder público à disposição da população e garanto que o governo do Acre tem um compromisso valoroso com todos os seus municípios. Queremos juntos diminuir as diferenças e proporcionar melhor qualidade de vida para todos”.

Cidadania sobre rodas

O serviço itinerante promovido pela Organização em Centros de Atendimento (OCA) esteve em Porto Acre com um ônibus moderno e bem equipado, oferecendo mais de 100 serviços essenciais para a população, facilitando o acesso aos direitos e promovendo a inclusão social. Entre os serviços disponíveis pela OCA Móvel estavam a emissão de documentos pessoais, como CPF, oferecido pela equipe do Instituto de Identificação da Polícia Civil, e carteira de trabalho, além de orientações sobre benefícios sociais e previdenciários.

Quanto aos serviços prestados na unidade móvel, o governador acreano destacou: “Sempre fui um entusiasta do funcionamento pleno da OCA no nosso estado, pois quero que todos tenham o mesmo direito de tirar os seus documentos sem burocracia e sem limitações geográficas”.

O titular da Secretaria de Estado de Administração (Sead), Paulo Roberto, valorizou as ações realizadas pela OCA no município e declarou: “Esse ônibus é um sonho que se tornou realidade e concretiza a nossa ideia de levar serviços para municípios que necessitam de atendimento expandido”.

A OCA Móvel já atendeu mais de 40 mil pessoas em mais de 10 municípios e, em Porto Acre, uma das mais novas atendidas foi a dona de casa Francisca Rocha, natural de Feijó. Ela mora na região há mais de 15 anos e acessou os serviços governamentais em busca de uma segunda via de sua carteira de identidade. “Moro em uma colônia aqui perto e estou sem minha documentação há muitos anos, mas com essa oportunidade vim acessar meus direitos com maior facilidade”.

Segurança e dignidade para mototaxistas

O Detran também marcou presença com o projeto Motociclista Consciente, reforçando a segurança de trabalhadores essenciais no trânsito local, com a entrega de 26 coletes refletivos e 2 unidades de capacetes para cada mototaxista que atua no município de Porto Acre, Vila do V e Vila do Incra.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Polícia Civil prende homem suspeito de estuprar adolescente de 13 anos em Rio Branco

Kevin Souza

Deracre realiza operação tapa-buraco em Senador Guiomard

Marcio Nunes

Em noite de magia junina no Arraial Cultural, Maracatu Pé Rachado e Sesc 60+ abrem a festa com ritmo e tradição

Raimundo Souza

Acre cai no ranking de produtividade do trabalho e fica entre os últimos do Norte em 2025

Kevin Souza

Com prazo quase no fim, maioria das matrículas de tempo integral ainda não foi declarada no Acre

Jamile Romano

Filiação de Márcio Bittar ao PL reúne autoridades no Acre; Bocalom recepciona convidados no aeroporto

Kevin Souza