25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Qualidade do ar preocupa no Acre: níveis de poluição superam limites recomendados

Rio Branco e outras três cidades do Acre registraram, nesta quinta-feira (10), níveis de poluição atmosférica acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A informação é da plataforma internacional IQAir, referência global na medição da qualidade do ar.

Em Rio Branco, um sensor instalado no bairro Tucumã apontou, por volta das 7h, um nível considerado moderado, com 12,4 µg/m³ (microgramas de partículas finas por metro cúbico). O valor é 2,5 vezes superior ao limite estabelecido pela OMS.

A situação é ainda mais crítica em Epitaciolândia, onde o índice chegou a 16,6 µg/m³ , 3,3 vezes acima do recomendado. Em Brasiléia, cidade vizinha, a medição indicou 11,7 µg/m³. Já em Senador Guiomard, o nível foi de 9,1 µg/m³.

Diante dos dados, especialistas recomendam o uso de máscaras durante atividades ao ar livre, a utilização de purificadores de ar em ambientes fechados e a restrição de exercícios físicos em áreas externas.

Vale ressaltar que as informações da plataforma são dinâmicas e podem variar ao longo do dia. Além disso, nem todos os municípios do Acre contam com sensores de medição.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo intensifica campanhas educativas para conscientizar população e reduzir acidentes de trânsito

Jamile Romano

Obras da nova entrada de Plácido de Castro avançam com trabalho do Deracre

Marcio Nunes

Projeto ‘Nossa Escola tem Leitores’ transforma rotina de estudantes no Calafate

Raimundo Souza

Iapen e Ieptec lançam curso de marceneiro para profissionalizar detentos

Marcio Nunes

A maior barreira para o sucesso está dentro de você

Raimundo Souza

PGE inicia tratativas para a realização de projeto social com a Banda Marcial Wilson Barbosa

Marcio Nunes