25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, deu início nesta segunda-feira, 7 de julho, à “Operação Semana Zero”, que marca o início das ações estratégicas de abastecimento emergencial de água potável nas comunidades rurais mais afetadas pela seca. De acordo com o tenente-coronel Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil, esta é a primeira fase da chamada “Operação Estiagem”, que ocorre anualmente durante o período mais crítico de seca no município – entre julho e dezembro. “A Semana Zero funciona como uma fase de testes e ajustes. Durante esta semana inicial, abastecemos as comunidades e identificamos os pontos de melhoria. Assim, nas visitas seguintes, conseguimos atender com mais precisão e eficiência”, explicou. O objetivo da operação é minimizar os impactos da estiagem e evitar o consumo de água imprópria, prevenindo o surgimento de doenças. A ação segue orientação direta do prefeito Tião Bocalom, que determinou o início antecipado da operação este ano, tendo em vista o agravamento da seca no trimestre julho-setembro. A Defesa Civil atenderá aproximadamente 42 comunidades rurais que não possuem acesso à rede regular de abastecimento. Segundo Falcão, o trabalho atinge entre 5 a 6 mil famílias, o que representa um total de 25 a 30 mil pessoas diretamente beneficiadas. “Ampliamos significativamente a abrangência da operação desde 2018. No início da primeira gestão do prefeito Bocalom, o número de comunidades atendidas era bem menor. Hoje conseguimos atender muito mais localidades e com mais frequência, graças ao comprometimento da atual gestão”, destacou o coordenador. Líder comunitário do bairro Jardim Panorama, Armando Santos reconheceu a importância da ação. “Essa iniciativa da Prefeitura de Rio Branco é essencial. A água é uma necessidade básica e o apoio da Defesa Civil tem feito a diferença na vida da nossa comunidade”, afirmou. A operação segue até meados de dezembro, garantindo o abastecimento contínuo e a segurança hídrica das famílias durante todo o período de estiagem.

Publicado em 08/07/2025

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) realiza até esta terça-feira, 8, as inscrições para o casamento coletivo de Rio Branco. O atendimento ocorre na Organização em Centros de Atendimento (OCA), situado na Rua Quintino Bocaiúva, nº. 299, em Rio Branco, das 8h às 13h30. As interessadas e os interessados devem levar os seguintes documentos:

  • Noivos solteiros: Certidão de nascimento original (legível e sem rasura), comprovante de endereço, RG e CPF (original e cópia);
  • Noivos divorciados: Certidão de nascimento original com a averbação do divórcio (legível e sem rasura), cópia do processo ou sentença do divórcio (parte referente à partilha de bens), comprovante de endereço, RG e CPF (original e cópia);
  • Noivos menores de idade (entre 16 e 18 anos incompletos): Certidão de nascimento original (legível e sem rasura), comprovante de endereço, presença dos pais portando RG e CPF (original e cópia). Em casa de responsáveis falecidos, apresentar certidão de óbito. Em caso de pais ausentes, apresentar consentimento por escrito do responsável.
    *As certidões precisam estar atualizadas com a data de emissão dos últimos seis meses.

A iniciativa é voltada aos casais que não possuem recursos financeiros para arcar com as custas do casamento civil. Este ano, foram disponibilizadas 500 vagas. A cerimônia de união está prevista para o dia 2 de agosto, às 17h, no Parque de Exposições Wildy Viana.

 

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

OAB/AC inicia programação do Mês da Mulher Advogada com transmissão simbólica da presidência

Jamile Romano

Projeto Céu Limpo, Vida Segura é lançado em Rio Branco com a realização de ações orientativas em comércios da capital

Jamile Romano

Nota pública sobre a suspensão das atividades escolares da rede pública estadual nesta quinta

Raimundo Souza

Governo do Acre realiza operação de resgate de unidade básica de saúde fluvial no Rio Juruá

Raimundo Souza

Saúde Itinerante realiza mais de 400 atendimentos em Feijó

Marcio Nunes

Senador Petecão e Paulo Trindade avançam na liberação do morango peruano para consumo nacional

Marcio Nunes