23.8 C
Rio Branco
terça-feira, 14 de abril de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Empresários acreanos apontam economia e informalidade como maiores ameaças ao setor

Publicado em 07/07/2025

A instabilidade da economia brasileira segue como o principal obstáculo ao consumo em Rio Branco. É o que aponta a mais recente edição da pesquisa mensal da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Acre (Fecomércio-AC), em parceria com o Instituto DataControl. Os dados, divulgados na sexta-feira (5), foram coletados no dia 17 de junho e refletem a opinião de 101 empresários e dirigentes de empresas comerciais da capital acreana.

Segundo o levantamento, 73,2% dos entrevistados veem a atual situação econômica do país como uma ameaça significativa às vendas. Outra preocupação crescente é a informalidade no setor, mencionada por 72,3% dos participantes.

A pesquisa abrangeu empresas de diversos segmentos: 30,3% atuam no ramo de vestuário; 15,2%, em calçados e bolsas; 11,1%, em cosméticos; 9,1%, em acessórios; 6,1% em eletrônicos e variedades; 5,1%, em móveis e eletrodomésticos; 4% em óticas; 4% em farmácias; e 9% em outros ramos.

Contratação: ensino médio e proatividade em alta

Na hora de contratar, os empresários priorizam tanto a formação quanto o perfil comportamental dos candidatos. A maioria (57,4%) dá preferência a pessoas com ensino médio completo, enquanto 31,7% consideram que a escolaridade não interfere no desempenho da função.

A postura do profissional também é decisiva: 66% valorizam a proatividade, e 19,8% apontam a qualificação como fator essencial. Já a faixa etária é considerada irrelevante para 50,5% dos entrevistados; os demais ainda mantêm critérios relacionados à idade.

Demissões partem dos próprios trabalhadores

As saídas voluntárias lideram os desligamentos no comércio de Rio Branco: 72,3% das demissões ocorrem por decisão dos próprios colaboradores. Já os desligamentos sem justa causa representam 19,8%, e com justa causa, 7,9%.

Sobre a recuperação do equilíbrio entre oferta e demanda de empregos, 44,6% acreditam que isso levará até cinco anos. Outros 22,7% projetam esse cenário entre dois e quatro anos, enquanto 21,8% não veem previsão concreta.

Empresas mantêm planejamento mesmo em cenário incerto

Apesar das incertezas econômicas, 89,1% das empresas afirmam ter um planejamento formal de vendas para o segundo semestre de 2025, demonstrando estratégia e organização diante dos desafios. Apenas 10,9% operam de forma mais intuitiva.

Questionados sobre as expectativas para o mercado de trabalho, 35,6% dos empresários acreditam em estabilidade, 34,7% esperam crescimento, e 28,7% projetam redução no ritmo de contratações.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Prefeitura de Rio Branco sanciona Lei que autoriza pagamento de passagem de ônibus por Pix

Marcio Nunes

Prefeitura de Rio Branco promove ação de saúde com serviços gratuitos nesta sexta

Marcio Nunes

Estado promove 2ª edição da qualificação da assistência primária ao câncer infanto-juvenil

Marcio Nunes

Governo do Acre anuncia R$ 23 milhões de reais na atração de novos negócios na indústria acreana

Raimundo Souza

População se aglomera na Concha Acústica para assistir a Paixão de Cristo em Rio Branco

Raimundo Souza

Prefeitura de Rio Branco promove Ação Rota do Bem com saúde e beleza para mulheres em vulnerabilidade social

Raimundo Souza